ANOS FINAIS








Inventário do patrimônio geológico do Estado de São Paulo gera mapa interativo com 142 geossítios
Levantamento realizado entre 2013 e 2015 traça história geológica do Estado, resultando em inventário flexível e dinâmico, que pode ser atualizado
21/09/2020
Por Ivanir Ferreira
Arte: Beatriz Abdalla/Jornal da USP




Vamos achar um rio no Google Earth?! Baixe o arquivo no formato .KML para navegar sem sair de casa por mais de 14 mil cursos de água no país. O mapa da rede de rios foi feito para ser usado por escolas e traz 10 camadas de dados, dos rios maiores até os riachos e igarapés (http://bit.ly/2WryQar). No site da Agência Nacional de Águas, a base de dados Hidroweb (http://hidroweb.ana.gov.br/) também reúne informações sobre os níveis dos rios, vazões, qualidade da água e transporte de sedimentos.

Arquivo KML:

Saiba mais:
Google Earth na sala de aula: Rios brasileiros - http://bit.ly/2WryQar
"As veias do Brasil: arco-íris das bacias hidrográficas do território nacional" - Archdaily: http://bit.ly/2JEN5mk


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https://earth.google.com/web/search/carmen+sandiego/@17.90693717,-12.41937117,-34606.6327455a,57359668.97d,35y,0.00004064h,18.19296234t,0r/data=CmQSOhIgYmU3N2ZmYzU0MTc1MTFlOGFlOGZkMzdkYTU5MmE0MmEiFnNwbC14LXgteC1zcGxhc2hzY3JlZW4iJgokCW9pEgMB8zbAEeXxJExq9DbAGc3PW84DmkXAIcl1f-Lam0XA



IBGE Explica -  Mudanças na Cobertura e Uso da Terra

 https://www.youtube.com/watch?v=zFKVEpg25Qk&feature=youtu.be

retiraram da pagina do Serviço Geológico do Brasil - http://www.cprm.gov.br/publique/Noticias/Exposicao-inedita-retrata-a-interacao-humana-com-os-recursos-minerais-do-planeta.-5172.html


IMAGENS DE SATÉLITE



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UM Mapa do tempo do vento e das condições oceânicas

https://earth.nullschool.net/pt/

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Resenha do livro" As Veias Abertas da América Latina" realizada pela aluna Karolaine


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MUSEU AFRO BRASIL


https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil

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A CARTOGRAFIA TÁTIL NO LEMADI/USP, UMA TRAJETÓRIA DE CONQUISTAS




LEMADI – Laboratório de Ensino e Material Didático - Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Trata de uma espaço para desenvolvimento de pesquisas e atividades para ensino de Geografia, tendo como principais objetivos: • Realizar pesquisas teóricas e aplicadas na área de ensino de Geografia; • Pesquisar e desenvolver materiais didáticos de apoio ao ensino de Geografia e áreas afins; • Promover a formação inicial e continuada de professores de Geografia.
 A Cartografia Tátil é uma linha de pesquisa desenvolvida no LEMADI desde 1989, por meio do trabalho que a Profa. Dra. Regina Araujo de Almeida (Vasconcellos), considerado pioneiro no Brasil, na qual a sua tese foi um marco para a Cartografia Tátil no país. Defendida em 1993 e intitulada "A Cartografia Tátil e o Deficiente Visual: uma avaliação das etapas de produção e uso do mapa" é uma referência fundamental, que ao longo de quase duas décadas, muitos projetos foram desenvolvidos, aprimorando técnicas e ampliando um acervo de representações gráficas táteis
. A partir dos resultados das pesquisas no LEMADI, firmou-se como uma referência com relação à Cartografia Tátil, não apenas pelo acervo de materiais didáticos táteis, mas também pela metodologia desenvolvida. Na live, a trajetória do LEMADI, será apresentada pela Profª. Drª Waldirene Ribeiro do Carmo em um bate-papo descontraído, apresentando as pesquisas, pesquisadores e parcerias sobre a Cartografia Tátil e toda sua influência para o crescimento da educação inclusiva brasileira. https://lemadidg.wixsite.com/cartogra... http://lemadigeo.fflch.usp.br/


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Segundas Geográficas: Metodologias Ativas e Avaliação Formativa na Educação Geográfica

Projeto Segundas Geográficas Metodologias Ativas e Avaliação Formativa na Educação Geográfica Debatedores: Profa. Dra. Sonia Castellar - Universidade de São Paulo Profa. Doutoranda Kamila Rabelo - PPGEO/Universidade Federal de Goiás Mediador: Prof. Dr. Daniel Vallerius - UFT Editor: Prof. David Alves Data de realização: 22/06/2020

https://www.youtube.com/watch?v=o0HZiVrN_m0

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Salar de Uyuni" na Bolívia  é  o lugar onde o céu  e a terra se encontram... A maior parte do ano o Salar fica todo seco, porém, no período chuvoso (verão), você  pode  encontrá-lo alagado; quando isso acontece Salar se transforma em uma espécie de espelho, refletindo toda a paisagem vista do chão. É quando o céu encontra a terra. A Perfeição de Deus é sensacional!!!


https://www.facebook.com/watch/?v=1149955138673469

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Segundas Geográficas - Juventudes: A contribuição da Geografia para o projeto de vida dos jovens

Projeto Segundas Geográficas Juventudes: A contribuição da Geografia para o projeto de vida dos jovens Debatedores: Profa. Dra. Lana de Souza Cavalcanti - Universidade Federal de Goiás Prof. Me. Hilton Costa da Silva Jr. - CAp / Univ. Estadual do Rio de Janeiro Mediador: Prof. Dr. Daniel Vallerius - UFT Editor: Prof. David Alves Data de realização: 15/06/2020

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CARTOGRAFIA | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA



https://www.youtube.com/watch?v=tR_rXa4BdpE&feature=youtu.be

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QUILOMBO DO ELDORADO 






https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1272911536204146&id=100004559348039&sfnsn=wiwspwa&extid=p6ABzgsCKIzKglZe&d=w&vh=i________________________________________________________________________






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Planejando atividades remotas para alunos com deficiência intelectual - na prática




Quais são as estratégias para planejar (e fazer!) atividades significativas para alunos com deficiência intelectual? Na nossa aula aberta vamos conversar sobre 7 passos importantes que você precisa saber e que vão facilitar muito o seu dia a dia. Sabemos que o desafio é muito grande e mesmo que nesse momento você não precise adaptar as atividades para seu aluno, sua aluna por que as aulas podem estar suspensas, conhecer esses 7 passos irá auxiliar muito no retorno com os alunos. Aproveite essa oportunidade e participe AO VIVO, convide quem também quer fazer uma educação cada dia mais inclusiva e de qualidade para TODOS. Pauta: - Entendendo o contexto do aluno; - Recupere informações importantes do Planejamento inicial; - 7 passos para montar suas atividades - Surpresa no final .....
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Link para pastas de filmes, que podem ser baixados: https://bit.ly/2UqAmrr .


 Os filmes dessa pasta podem ser assistidos on line, ou serem baixados para que se assista posteriormente. Minha expectativa é que um dia eles possam ser assistidos dentro do Centro de Mídias. Ela contém uma pasta com filmes e séries sobre o nazifascismo, e recomendo, para quem não assistiu, "Garotas do ABC".

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Orientações específicas por segmento ou componente curricular



            Na tabela a seguir, apresentamos sugestões específicas por segmento ou componente curricular. Destacamos que essas orientações visam apoiar os professores com sugestões de atividades a serem desenvolvidas neste momento, mas cada um pode ajustar à sua realidade para que seja dada continuidade ao trabalho que já vinha sido desenvolvido anteriormente com os alunos.

            É importante reforçar que os arquivos trazem pontos de partida, que podem ser adaptados, transformados em um ou mais roteiros de estudos, conforme o(a) professor(a) planejar. Além disso, no momento da idealização, deve-se considerar por que canal a atividade chegará no aluno. Pode ser enviada por redes sociais, e-mail, por exemplo. Além disso, é parte do material os combinados sobre como e quando o aluno realizará a atividade. Oriente os estudantes caso eles devam enviar alguma resposta, por exemplo.

OBS: o primeiro link contém materiais de apoio para os anos iniciais do ensino fundamental. Os links seguintes incluem orientações para os diferentes componentes curriculares para os professores dos anos finais do ensino fundamental ou do ensino médio.

Segmento ou componente curricular

Link

Anos iniciais do ensino fundamental

Língua Portuguesa

Matemática

Ciências

Biologia

Física

Química

História

Geografia

Sociologia

Filosofia

Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Arte

Educação Física

Projeto de Vida

Tecnologia e Inovação

Orientação de Estudos, Práticas Experimentais, Protagonismo Juvenil, Tutoria e Clubes Juvenis

            Os arquivos acima foram disponibilizados em formato aberto para que possam ser baixados e adaptados. Também disponibilizamos, neste link<https://drive.google.com/drive/folders/1fWbK4DgBtMrmovHJ5uBilvgsxtzcQxU2?usp=sharing>, pasta com esses mesmos arquivos em formato PDF.

Atendimento Educacional Especializado - AEE

Para os alunos que fazem parte do Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos, de modo itinerante ou em Classe Regida por Professor Especializado-CRPE, o Centro de Apoio Pedagógico-CAPE orienta que os professores elaborem roteiros de estudos enriquecedores dos conteúdos desenvolvidos até o momento, para consolidação e aprofundamento do que já foi trabalhado.

Caberá à equipe gestora, juntamente com os professores especializados, orientar os pais/responsáveis em relação ao roteiro de estudos e sobre a importância da estimulação do estudante durante o período de suspensão necessária e importante das aulas.

Tais orientações também se estendem às instituições credenciadas com a Pasta, por meio de contrato ou Termo de Colaboração, que atendem a alunos Público Alvo da Educação Especial.

Modalidades Educacionais

Os professores que atuam nas modalidades e atendimentos da Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, Comunidades Tradicionais e Educação no Campo devem seguir as mesmas diretrizes indicadas para todas as escolas da rede. Os roteiros de estudos, no entanto, devem ser adequados às características do público e da modalidade.

Quanto à Educação Escolar Indígena, a Educação Escolar Quilombola, as Comunidades Tradicionais e a Educação no Campo, devido às suas especificidades, recomenda-se que sejam orientadas atividades (roteiros de estudo) que fortaleçam as práticas já realizadas no primeiro bimestre e pautadas na valorização cultural.

Para a EJA, orienta-se que os docentes proponham atividades contextualizadas e de acordo com a faixa etária do público atendido, realizando adequações didáticas dos conteúdos, competências e habilidades do Currículo e do Material EJA Mundo do Trabalho, conforme necessidade. Importante propor atividades de pesquisas que envolvam também situações problemas e reflexões, de forma a incentivar os discentes a buscarem o conhecimento, revisando os conteúdos já aprendidos.

Já em relação aos Centros de Educação de Jovens e Adultos-CEEJA, que ofertam cursos EJA de presença flexível, é importante orientar que os roteiros de estudos propostos anteriormente, com base no material EJA Mundo do Trabalho, sejam mantidos. Deve ser ofertado ao aluno, no entanto, recursos  para aprofundamento dos conteúdos e habilidades contempladas no roteiro.

No que tange ao encaminhamento dos roteiros de estudo aos(as) alunos(as), sugere-se a utilização de canais de comunicação a distância (por e-mail ou até mesmo via telefone), para que os(as) estudantes, especialmente aqueles(as) que compõem o grupo de risco e/ou são residentes de Comunidades Tradicionais, Quilombos e Aldeias Indígenas, não tenham contato físico com pessoas possivelmente contaminadas. Assim, garante-se o acesso ao roteiro elaborado e comunicação direta para esclarecimento de dúvidas.





Atenciosamente




MATERIAIS PARA ROTEIRO



Ano: 6º ano
Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no mundo.
Objeto do Conhecimento: Identidade sociocultural.
Habilidades do Currículo Paulista de Geografia: (EF06GE15*) Elaborar hipóteses para explicar as mudanças e permanências ocorridas em uma dada paisagem em diferentes lugares e tempos; (EF06GE02) Analisar e comparar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedades, com destaque para os povos originários e comunidades tradicionais em diferentes lugares.

Sugestões de Materiais de Apoio:
        Paisagens em movimento (vídeo). Fonte: National Geographic Portugal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sVnfv3-SeuU Acesso em: 16 mar. 2020.
     Google Earth (fotografias aéreas ou imagens de satélite). Disponível em: https://www.google.com/earth/ Acesso em: 16 mar. 2020.

        Paisagens que vemos: permanência e transformação - Paisagens que vemos: permanência e transformação (plano de aula). Disponível em: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/paisagens-que-vemos-permanencia-e-transformacao/ Acesso em: 16 mar. 2020.

        Fotógrafo retrata transformações no cenário de Santos em imagens aéreas (reportagem). Disponível em:

        SP 462 anos: como a cara da cidade mudou ao longo do tempo - Uma seleção de imagens que mostra as mudanças que ocorreram ao longo dos anos na capital paulista (reportagem). Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/sp-462-anos-como-a-cara-da-cidade-mudou-ao-longo-do-tempo/ Acesso em: 16 mar. 2020.

        Arquivo Público do Estado de São Paulo (documentos e imagens). Disponível em: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/ Acesso em: 16 mar. 2020.

        Antes e depois: mudanças em BH pelas lentes do EM - Cenas de espaços públicos de BH preservadas no acervo do jornal contam a história da cidade e de seus moradores ao longo de 90 anos (reportagem). Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/90-anos/2018/05/07/interna_90_anos,956437/antes-e-depois-mudancas-em-bh-pelas-lentes-do-em.shtml Acesso em: 16 mar. 2020.

        Arte e cultura - D-22 - As transformações da paisagem rural (vídeo). Disponível em: https://tvcultura.com.br/videos/36505_d-22-as-transformacoes-da-paisagem-rural.html Acesso em: 16 mar. 2020.
        O Brasil indígena (folder e encarte). Disponível em: http://www.funai.gov.br/arquivos/conteudo/ascom/2013/img/12-Dez/pdf-brasil-ind.pdf Acesso em: 16 mar. 2020.
        Distribuição total, rural e urbana da população indígena no Brasil 1991, 2000 e 2010 (mapa interativo). Fonte: IBGE. Disponível em: https://indigenas.ibge.gov.br/mapas-indigenas-2 Acesso em: 16 mar. 2020.
        Terras indígenas no Brasil (site disponibiliza dados e informações). Disponível em: https://terrasindigenas.org.br/ Acesso em: 16 mar. 2020.

        Indígenas foram os primeiros a alterar o ecossistema da Amazônia - Plantas domesticadas pelas civilizações pré-colombianas ainda são as mais dominantes na floresta (reportagem). Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/03/02/ciencia/1488466173_526998.html Acesso em: 16 mar. 2020.

        Paisagens e Cultura: uma reflexão teórica a partir do estudo de uma comunidade indígena amazônica (artigo acadêmico). Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/viewFile/3523/2450 Acesso em: 16 mar. 2020.

        Povos Indígenas no Brasil Mirim (site disponibiliza dados e informações). Disponível em: https://mirim.org/ Acesso em: 16 mar. 2020.





Ano: 7º ano
Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no mundo.
Objetos do Conhecimento: Ideias e Concepções sobre a formação territorial do Brasil e Mapas Temáticos do Brasil
Habilidades do Currículo Paulista de Geografia: (EF07GE15*) Analisar as divisões regionais do IBGE e outras propostas de regionalização tais como: os Complexos Regionais ou Regiões Geoeconômicas e descrever as características culturais, econômicas, naturais, políticas e sociais de cada região brasileira;  (EF07GE10) Identificar e selecionar indicadores socioeconômicos e elaborar representações gráficas e comparar as regiões brasileiras em diferentes tempos.
Sugestões de Materiais de Apoio:
        Conheça o Brasil – População Educação (site disponibiliza dados e informações sobre as regiões brasileiras). Fonte: IBGE Educa Jovens. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html Acesso em: 16 mar. 2020.
        Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (site). Disponível em:https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/conceitos/o-que-e-o-idhm.html Acesso em: 16 mar. 2020.
        Seade - Portal de Estatísticas do Estado de São Paulo (site). Disponível em: http://www.seade.gov.br/ Acesso em: 16 mar. 2020.

Ano: 8º ano
Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no mundo.
Objetos do Conhecimento: Diversidade e dinâmica da população mundial e local.
Habilidades do Currículo Paulista de Geografia: (EF08GE27*) Comparar a formação territorial de países latino-americanos, a partir das influências pré-colombiana e colonial e estabelecer semelhanças e diferenças socioculturais entre as correntes de povoamento; (EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, aplicar os indicadores demográficos e analisar as mudanças sociais, culturais, políticas, ambientais e econômicas decorrentes da transição demográfica, em diferentes regiões do mundo.


Sugestões de Material de apoio:
     Ocupação do “Brasil” primordial(vídeo) Fonte: Pesquisa Fapesp, 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=13&v=VRvyf-qvjE4&feature=emb_logo> (acesso em: 16 mar. 2020). Texto e podcast de aprofundamento disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/2018/02/15/ocupacao-do-brasil-primordial/> (acesso em 16 mar. 2020).
     As Américas antes da conquista europeia(mapa) Fonte: Atlas Histórico do Brasil. Fundação Getúlio Vargas (FGV), 2016. Disponível em: <https://atlas.fgv.br/mapas/populacoes-americanas/americas-antes-da-conquista-europeia> (acesso em: 16 mar. 2020).
     Pirâmides Populacionais do Mundo desde 1950 até 2100(siteFonte: PopulationPyramid.net. Disponível em: <https://www.populationpyramid.net/pt/am%C3%A9rica-do-sul/2017/> (acesso em: 16 mar. 2020).
     Conheça as principais mudanças da população brasileira reveladas pelo IBGE(texto) Fonte: BBC News Brasil, 2915. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151113_resultados_pnad_jc_ab> (acesso em 16 mar. 2020).
Ano: 9º ano
Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no mundo; Conexões e escalas.
Objetos do Conhecimento: A hegemonia europeia na economia, na política e na cultura; Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.
Habilidades do Currículo Paulista de Geografia: (EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflitos, intervenções militares e/ou influência cultural, em diferentes tempos e lugares; (EF09GE06) Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente a partir do Sistema Colonial implantado pelas potências europeias e analisar as consequências políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais para diferentes países.


Sugestões de Material de apoio:
        Para manter influência chinesa, Europa aceita devolver arte que tirou da África(reportagem) Fonte: Estado de Minas Internacional, 2018. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/12/23/interna_internacional,1015738/para-conter-influencia-chinesa-europa-aceita-devolver-arte-que-tirou.shtml> (acesso em: 16 mar. 2020).
        Macau, na China, pode se tornar o local mais popular do mundo(vídeo) Fonte: TV Brasil, 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kAbZGoIMVwU> (acesso em: 16 mar. 2020).
        Migrar: experiências, memórias e identidades(material educativo da exposição) Fonte: Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Disponível em: <http://museudaimigracao.org.br/exposicoes/longa-duracao/migrar-experiencias-memorias-e-identidades> (acesso em: 16 mar. 2020).
        Síntese da série “ocidente e oriente em diálogo”(vídeo de longa extensão) Fonte: TV Cultura – Café Filosófico. Disponível em: <https://tvcultura.com.br/videos/71714_sintese-da-serie-ocidente-e-oriente-em-dialogo.html> (acesso em: 16 mar. 2020).



Quanto à produção de atividades para os alunos pelos docentes durante o período de recesso escolar, informamos que:
  • O recesso escolar é uma quebra da rotina habitual de trabalho de docentes, por liberalidade da Secretaria da Educação - SEDUC, colocando os referidos servidores em disponibilidade remunerada.
  • No período de recesso, os docentes devem permanecer disponíveis ao trabalho, seja para participação em formação, seja para elaboração de atividades pedagógicas aos estudantes, por não se tratar de férias, direito assegurado na Constituição Federal.
  • A convocação para o trabalho nesses períodos de recesso pode ser feita pelo diretor da unidade escolar ou dirigente regional de ensino. Este trabalho pode ser feito presencialmente ou a distância.
  • A princípio, os docentes de toda a rede estadual foram orientados a elaborar, durante a semana de 16 a 20 de março, roteiros de estudo para os alunos realizarem nas semanas em que as aulas estiverem suspensas.  Dessa forma, esses docentes não necessitariam ser convocados para o trabalho durante o recesso escolar.
  • Caso os docentes não tenham elaborado roteiros de estudo para seus alunos até o dia 20/março, é perfeitamente possível, legal e adequado que isso lhes seja solicitado durante a semana de recesso, conforme seus deveres previstos no artigo 63, incisos IV e XV, da Lei Complementar nº 444/1985 e as atribuições preconizadas no artigo 13 da Lei federal nº 9.394/1996.
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS



Na Educação Básica, a Geografia permite ao(à) estudante ler e interpretar o espaço geográfico por meio de formas, processos, dinâmicas e fenômenos, bem como entender as relações entre as sociedades e a natureza em um mundo complexo e em constante transformação. O ensino de Geografia mobiliza competências e habilidades por meio de diferentes linguagens, de princípios e dos conceitos estruturantes espaço geográficopaisagemlugar, território, região, globalização e educação cartográfica, além de categorias que contemplam a natureza, a sociedade, o tempo, a cultura, o trabalho, a rede, entre outros.
A princípio recomendamos uma consulta ao Currículo Paulista Ensino Fundamental, para retomar as diretrizes do ensino de Geografia (disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2019/09/curriculo-paulista-26-07.pdf; Acesso em: 20 jan. 2020).
Aproveitamos para destacar que o Material de Apoio ao Currículo Paulista de Geografia – Guia do Professor (disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1_4C1cQq1m6Xay6hsCtFIXjNtmRanchie; Acesso em: 16 mar. 2020), voltado para uso do(a) professor(a), apresenta orientações pedagógicas, sugestões e recomendações para apoiar a elaboração dos planos de aulas. Nessa perspectiva, acredita-se que as recomendações serão consideradas a partir do contexto da prática docente, das diretrizes do Projeto Pedagógico (PP) e da realidade da escola e seu entorno.

 Já no Material de Apoio ao Currículo Paulista – Caderno do Aluno (disponível em https://drive.google.com/drive/folders/1HcgzpWh6cy_BVjV_wsDBGQH1KgSXV5at; Acesso em: 16 mar. 2020), constam atividades elaboradas com base nas competências e habilidades do Currículo Paulista – Ensino Fundamental Anos Finais e suas interfaces com outros componentes, os Temas Contemporâneos Transversais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. 


Essas atividades têm como objetivo contribuir para o processo de aprendizagem dos(as) estudantes, de forma a possibilitar a retomada e aprofundamento de diversos conhecimentos geográficos adquiridos nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), ampliar a leitura de mundo, e desenvolver o raciocínio geográfico e o pensamento espacial a partir do lugar de vivência dos(as) estudantes.
Visando garantir a continuidade e a progressão das aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Finais em Geografia, apresentamos neste documento orientador sugestões e recomendações para apoiar a elaboração de roteiros de estudos para as próximas semanas. Diante das atuais mudanças se faz necessário o planejamento estratégico de ações para esse novo desafio, por isso, elencamos habilidades a serem retomadas, propondo um aprofundamento.
A seguir, indicamos as habilidades que podem ser estruturantes para o trabalho do 1º bimestre. Partindo do pressuposto que a unidade temática, objetos de conhecimento e habilidades já tenham sido iniciadas, ou mesmo finalizadas, recomendamos retomá-las, tendo em vista uma oportunidade para a sua consolidação. As possibilidades para a criação dos roteiros de estudo são múltiplas, podendo incluir a elaboração de novas atividades, projetos interdisciplinares, propostas de pré-iniciação científica, entre outros. Considere a realidade da sua turma e da escola para propor o que é mais pertinente para o contexto, e verifique as possibilidades para acompanhar o percurso de aprendizagem do(a) estudante.
Sugerimos que as atividades planejadas considerem utilizar textos, imagens e demais elementos presentes no Caderno do Aluno e no livro didático do PNLD ao qual os(as) estudantes têm acesso. Caso seja possível, sugerimos também os seguintes materiais de apoio que podem ser indicados para os(as) estudantes ou utilizados para estudo e aprofundamento dos temas.


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