EJA - Mundo do Trabalho





Aulas do Centro de mídias

04/08 - EJA EM 2º termo - Geografia - Comunidades tradicionais da América Latinahttps://www.youtube.com/watch?v=bYs3tk3idqA


29/07 - EJA - História/Geografia - Mundo pós II Guerra Mundial-
https://www.youtube.com/watch?v=d6D0cJYwo88

14/07 - EJA - Geografia - Aspectos gerais: Ásia, África e Oceania - JK e a modernização do Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=UPt_Oz9VHWI

07/07 - EJA - Geografia - Brasil: População, industrialização e urbanização
https://www.youtube.com/watch?v=3Vrlu5oPbaI




EJA NA DIRETORIA DE TUPÃ

2°semestre de 2020

EE Parque das Nações -               6°7°8°9° -Ensino  Fund. -(1 classe multisseriada)
EE Prof Tsuya O kimura -           1°2°, 3° termo Ensino Médio (1 classe multisseriada) e                                                                                                 3°EM(SALA)
EE Aristides R.Simões -               6°7°8°9°  -Ensino  Fund. -(1 classe multisseriada)-             
                                                        1°2°, 3° termo Ensino Médio (1 classe multisseriada)
EE Sylvio de Giulli-                     6°7°8°9° -Ensino  Fund. -(1 classe multisseriada)-
                                                        1°2°, 3° termo Ensino Médio (1 classe multisseriada)
EE João Ramalho                          6°7°8°9°  -Ensino  Fund. -(1 classe multisseriada)-
                                                        1°2°, 3° termo Ensino Médio (1 classe multisseriada)
EE de Parapuã -                            7°e 9°  -Ensino  Fund. -(1 classe multisseriada)-
                                                        1°2°, 3° termo Ensino Médio (1 classe multisseriada)
EE Francisco B. de Souza               6°7°8°9°  -Ensino  Fund. -(1 classe multisseriada)-
                                                       1°2°, 3° termo Ensino Médio (1 classe multisseriada)
                                                         3° termo Ensino Médio (1 classe)
EE Prof.Altino Arantes-               1°3°4° termo  -Ensino  Fund. -(1 classe multisseriada)- 
                                                        1°2°, 3° termo Ensino Médio (1 classe multisseriada)
EE D Antonio J dos Santos         6°7°8°9°  -Ensino  Fund. -(1 classe multisseriada)- 
                                                        1° termo-sala 2° termo-sala, 3° termo sala  Ensino Médio 
EE Dr Ginez C. Martinez-           6°7°8°9° -Ensino  Fund. -(1 classe multisseriada)-
                                                        1°2°, 3° termo Ensino Médio (1 classe multisseriada)
EE Prof. Irene Resina M              6°7°8°9° Ensino  Fund. -(1 classe multisseriada)-
                                                        1°2°, 3° termo Ensino Médio (1 classe multisseriada)
EE Dr. Lélio T.P Almeida             6°7°8°9°  -Ensino  Fund. -(1 classe multisseriada)
                                                        1° termo-sala 2° termo-sala, 3° termo sala  Ensino Médio 


  1°semestre de 2020

EE Parque das Nações -               1°2°3°4° termo  -Ensino  Fund. -(1 classe multisseriada)
EE Prof Tsuya O kimura -           1°2°, 3° termo Ensino Médio (1 classe multisseriada) 
EE Aristides R.Simões -               1°2°3°4° termo  -Ensino  Fund. -(1 classe multisseriada)-             
                                                        1°2°, 3° termo Ensino Médio (1 classe multisseriada)
EE Sylvio de Giulli-                      1°2°3°4° termo  -Ensino  Fund. -(1 classe multisseriada)-
                                                        1°2°, 3° termo Ensino Médio (1 classe multisseriada)
EE João Ramalho                             2°3°4° termo  -Ensino  Fund. -(1 classe multisseriada)-
                                                        1°2°, 3° termo Ensino Médio (1 classe multisseriada)
EE de Parapuã -                            1°2°3°4° termo  -Ensino  Fund. -(1 classe multisseriada)-
                                                        1°2°, 3° termo Ensino Médio (1 classe multisseriada)
EE Francisco B. de Souza               2°3°4° termo  -Ensino  Fund. -(1 classe multisseriada)-
                                                        1° uma classe 2°, 3° termo Ensino Médio (1 classe multisseriada)
EE Prof.Altino Arantes-               1°3°4° termo  -Ensino  Fund. -(1 classe multisseriada)- 
                                                        1°2°, 3° termo Ensino Médio (1 classe multisseriada)
EE D Antonio J dos Santos          1°2°3°4° termo  -Ensino  Fund. -(1 classe multisseriada)- 
                                                        1° termo-sala 2° termo-sala, 3° termo sala  Ensino Médio 
EE Dr Ginez C. Martinez-           1°2°3°4° termo  -Ensino  Fund. -(1 classe multisseriada)-
                                                        1°2°, 3° termo Ensino Médio (1 classe multisseriada)
EE Prof. Irene Resina M              1°2°3°4° termo  -Ensino  Fund. -(1 classe multisseriada)-
                                                        1°2°, 3° termo Ensino Médio (1 classe multisseriada)
EE Dr. Lélio T.P Almeida             1°2°3°4° termo  -Ensino  Fund. -(1 classe multisseriada)
                                                        1° termo-sala 2° termo-sala, 3° termo sala  Ensino Médio 


Considerando o início dos Termos da modalidade Educação de Jovens e Adultos-EJA (e na EJA no Programa Educação nas prisões), o Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado-DEMOD, por meio dos seus Centros, elaborou orientações com o intuito de apoiar os docentes e gestores escolares para realização de Acolhimento que, neste momento, devido à suspensão das aulas presenciais, deve ser realizado de maneira não presencial.
Desse modo, segue em anexo Orientações de Acolhimento aos estudantes da EJA.
https://drive.google.com/file/d/1wB_N_W5O0LoM8K6GO77jl6tlhyzK_2HJ/view



Comunicado Conjunto CITEM/COPED, de 10 de julho de 2020 

 Assunto: Encerramento dos Termos da Educação de Jovens e Adultos para o curso EJA de presença obrigatória e o Programa Educação nas Prisões, no 1º semestre de 2020, retificando o Comunicado Conjunto CITEM/COPED de 15/06/2020

 Considerando:
 - a necessidade de preservar o direito à educação dos jovens, adultos e idosos que desejam dar continuidade aos estudos;
 - a garantia de os estudantes concluírem suas etapas de estudos na EJA;
 - que nenhum estudante deve ser prejudicado em sua avaliação por não ter acesso a computador, internet ou outros recursos;
- as informações contidas no Comunicado Conjunto CITEM/COPED de 15/06/2020, especificamente no item IV; e
 - a previsão de retorno às aulas presenciais, gradualmente a partir de 08/09/2020.

 Comunicamos que:

 Diante da situação atípica que vivemos em função da pandemia do novo Coronavírus, a Secretaria da Educação buscou novos caminhos e estratégias com a chegada do final do primeiro semestre da Educação de Jovens e Adultos para o curso presencial e para o Programa Educação nas Prisões, em 31 de julho de 2020.
Nesse sentido, o processo avaliativo dos estudantes para a conclusão dos termos nos cursos EJA presencial será, excepcionalmente neste momento, realizado de maneira não presencial, observando que o processo de conclusão dos termos se dará conforme o estabelecido no artigo 24 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (LDBEN) e no Artigo 17º, Inciso II da Resolução SE de 11/07/2017.
 Assim como ocorre com o processo avaliativo no período de aulas regulares, as atividades avaliativas/roteiros de estudos são elaboradas pelos professores, sob acompanhamento do Professor Coordenador, de modo a assegurar a especificidade da turma e modalidade, em consonância com o planejamento docente.
 Levando em consideração que o processo avaliativo da EJA é contínuo, caberá a unidade escolar avaliar o desenvolvimento acadêmico do aluno (em termo intermediário ou em termo final de etapa) conforme a entrega, por meios digitais ou físicos, das atividades avaliativas/roteiros de estudos. 
Com base na avaliação desses instrumentos pedagógicos acima citados, será possível verificar se o estudante poderá ou não concluir o termo, observado o estabelecido no artigo 7º da Resolução SE 62/2019, sobretudo no tocante à emissão de parecer final por parte do Conselho de Classe/Ano/Série, respeitando-se a Resolução SE 21/1998 e a Deliberação CEE 9/1997.
 Importante ressaltar que, em função desse momento atípico, a unidade escolar deve realizar a busca ativa dos estudantes matriculados que, até o momento, não realizaram a entrega das atividades não presenciais, a fim de verificar o que está acontecendo, com vistas ao melhor encaminhamento para o desenvolvimento escolar dos alunos, em consonância com a Proposta Pedagógica e com o Regimento Escolar. 
Após a adoção de todas as providências elencadas, caso o estudante não tenha apresentado nenhuma atividade, ou não tenha sido localizado, deverá ser considerado retido por frequência insuficiente, devendo ter sua vaga garantida no mesmo termo no 2º semestre, tendo assim a oportunidade de cursar novamente o termo. 
Devem ser observadas, ainda, as opções de movimentação (NCOM ou outra, caso necessário), conforme legislação de matrícula.
 Quanto aos lançamentos de fechamento, o sistema se encontra disponível para o lançamento do fechamento do 1º e 2º bimestres, mesmo que o boletim já esteja parametrizado, bem como para o Conceito Final (5º Conceito) dos cursos semestrais, até 31/07/2020.
 Informamos, ainda, que o prazo para digitação do Rendimento referente ao 1º Semestre de 2020, Ensino Fundamental e Ensino Médio, ambos na modalidade Educação de Jovens e Adultos, será de 13/07/2020 a 14/08/2020, para a Rede Estadual, bem como para as demais redes que demandem lançamentos nesta época. 
Para a Rede Estadual, é imprescindível que a Associação do Professor à Classe esteja correta, para que os professores possam visualizar suas turmas, e que o Calendário Escolar esteja atualizado e homologado, caso contrário, o fechamento permanecerá bloqueado.

 O disposto neste comunicado também se aplica aos alunos do Programa Educação nas Prisões. Quanto ao curso de presença flexível, ofertado nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos-CEEJAs, a Secretaria de Estado da Educação se manifestará posteriormente. 

. Atenciosamente, COPED e CITEM.


Material - cedido pelo PCNP ALESSANDRO  da Diretoria de Jaú
https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1zmcEmCom9WOgj5ExnZUotumhioOIKdx3


EJA: tudo o que você precisa saber sobre a Educação de Jovens e Adultos
por Isabela Giordan em 12/03/20

Você sabia que 52% dos brasileiros não possuem diploma do Ensino Médio? De acordo com o estudo Um Olhar sobre a Educação, divulgado em 2018 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pessoas entre 25 e 64 anos não conseguiram terminar os estudos. 

O levantamento também apontou que entre as consequências do abandono escolar estão: complicações no mercado de trabalho, menores salários, assim como o baixo desenvolvimento das competências cognitivas, tais como, habilidades motoras, memória e atenção. 

Apesar dos dados desanimadores, a Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma opção para aqueles que desejam conquistar o certificado do Ensino Médio, mesmo após anos longe dos estudos. Veja tudo o que você precisa saber sobre o EJA:



O que é o EJA?

Também conhecido como supletivo, o EJA é a modalidade de ensino voltada para aqueles que não conseguiram o diploma do Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada. 

Ofertado nas modalidades presencial e de Educação a Distância (EaD), essa é uma das opções para aqueles que desejam concluir o Ensino Básico.
Quem pode fazer o EJA?

Podem participar desse tipo de formação qualquer pessoa que não tenha terminado os estudos na idade apropriada. Porém, há algumas diferenças entre cada categoria.
Ensino Fundamental: para realizar o EJA fundamental é preciso ter, no mínimo, 15 anos. 
Ensino Médio: para realizar o EJA médio é preciso ter, no mínimo, 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental.

Como funciona o EJA?

Como foi dito anteriormente, o EJA pode ser realizado em duas modalidades diferentes: presencial e EaD, sendo a primeira realizada com aulas em uma escola e a segunda com encontros periódicos.

Além disso, o EJA é dividido nos níveis de ensino, Fundamental e Médio:
EJA Ensino Fundamental

Para aqueles que precisam realizar a etapa referente ao período entre o 1º e 9º ano, as aulas levam uma média de dois anos. Nessa fase, as matérias ensinadas são: Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Inglês, História, Geografia, Ciências e Educação Física.
EJA Ensino Médio

Já a etapa do Ensino Médio pode ser realizada em até 18 meses, sendo seis meses para cada ano. Porém, para realizar o EJA Ensino Médio é preciso ter o certificado do Fundamental. As matérias dessa fase são: Sociologia, Filosofia, Biologia, Física, Química, Língua Portuguesa, Inglês, Artes, História, Geografia, Educação Física e Matemática.

Qual é a diferença entre EJA, CEEJA e Encceja?

EJA: Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos a Educação para Jovens e Adultos é uma modalidade de estudo para aqueles que desejam terminar o Ensino Básico e não que conseguiram na idade adequada. Após o período de estudo, o aluno realiza as avaliações de certificação.

CEEJA: sigla para Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos, que tem o mesmo objetivo do EJA. Porém, nesse caso, a presença é mais flexível para que o estudante consiga adaptar as aulas à sua rotina. Por isso, a matrícula é feita por disciplina e o aluno recebe o material didático e um plano de estudos para que ele consiga acompanhar as aulas. Assim como no EJA, ao fim das aulas, o estudante realiza as avaliações obrigatórias para certificação

Encceja: o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma prova gratuita realizada anualmente pelo governo federal para certificação do Ensino Básico. Nela, os candidatos são avaliados de acordo com a categoria escolhida durante a inscrição (Fundamental ou Médio). Clique aqui e veja tudo sobre o Encceja.
É possível eliminar matérias pelo Encceja? Sim! Caso você receba a nota necessária na prova, é possível cortar matérias no EJA e CEEJA. Além disso, caso você já tenha o certificado de algumas matérias, é possível realizar a inscrição do Encceja apenas nas faltantes.
Quem fez EJA pode fazer Enem? E faculdade?

Aqueles que completarem os estudos com EJA ou Encceja podem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), assim como têm direito à isenção da taxa de inscrição.

Com o resultado do Enem em mãos, é possível se inscrever nos programas do governo (Sisu, Prouni e Fies), além de concorrer em outros processos seletivos com a nota. O estudante que tiver o certificado de conclusão do Ensino Médio também pode realizar o vestibular para ingressar em faculdades e universidades.





EJA  NESTA ETAPA DIFÍCIL, COMO TRABALHAR COM ESTA MODALIDADE

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica nas etapas do ensino fundamental e médio e por isso conta com uma especificidade própria considerando os/as estudantes adolescentes, jovens, adultos e idosos/as.

As transformações que vêm ocorrendo no mundo de forma acelerada, em especial pelo desenvolvimento da tecnologia e da informação, impactam diretamente nossas vidas influenciando em nossos valores culturais, nas formas que nos relacionamos com nossos familiares, amigos/as, vizinhos/as e comunidade, na organização de nossas rotinas individuais, na adequação do nosso tempo cronológico às exigências da sociedade, bem como na reorganização do mundo do trabalho.

Especialmente, no momento em que o mundo é acometido pela pandemia do Coronavírus o que tem gerado uma crise humanitária, os impactos na vida dos indivíduos e da coletividade têm nos provocado a pensar, planejar e efetivar estratégias de sobrevivência e garantia dos direitos fundamentais. 

Adotamos como prioridade absoluta o cuidado com as vidas a exemplo da suspensão das aulas e do isolamento social. Contudo, antecipando as consequências dessa crise que, afetará principalmente, os/as trabalhadores/as, público predominante da EJA, preparamos essas atividades complementares ao processo educacional na tentativa de minimizar os impactos na aprendizagem de nossos/as estudantes e contribuir para a manutenção do vínculo entre escola, estudantes e comunidade.

Ao pensarmos essas orientações, de forma coletiva, tivemos o cuidado de considerar as singularidades dos sujeitos da EJA, bem como, suas condições de vida e de trabalho, ou não trabalho nesse momento.

Sendo assim, reconhecemos que existem muitos fatores que limitam a realização das atividades a exemplo da ausência de estrutura tecnológica nas 1 moradias dos/as estudantes, falta de tempo e de condições para se dedicar aos estudos, preocupação com as necessidades imediatas e básicas. 

Certamente, esses limitadores já fazem parte da vida de nossos/as jovens, adultos e idosos/as, o que justifica a modalidade. Entretanto, os limitadores se ampliam e se agravam em tempos de pandemia mundial.

Como profissionais da educação, estamos comprometidos com o fortalecimento da EJA como política pública que assegura o direito à educação. Portanto, mesmo que reconheçamos ser imprescindível a presença dos/as professores/as para nossos/as estudantes jovens e adultos, faz-se necessário pensar em alternativas que, reafirmando, minimizem os prejuízos em seus percursos formativos.

Diante disso, nossa proposição é ressaltar nesse período de suspensão das aulas presenciais, a importância do tempo vivencial dos sujeitos da EJA, com atividades educacionais complementares que articulem alguns objetivos de aprendizagem das áreas de conhecimento com as vivências dos/as estudantes em sua família, comunidade, território, trabalho.


CURSO DE INGLÊS ONLINE PARA EJA

A SEDUC tem buscado oferecer variadas opções para que os estudantes da rede pública de ensino aproveitem novas oportunidades de aprendizagem, principalmente neste momento de isolamento e suspensão das aulas presenciais.
Assim, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem contar com mais uma alternativa de estudo, um curso de inglês online gratuito por meio da plataforma NOVOTEC.
Trata-se do Education First, a maior e mais inovadora escola de idiomas do mundo. O curso é adequado a pessoas de todas as idades, traz conteúdos interessantes voltado ao mercado de trabalho.
Pedimos que a oferta seja amplamente divulgada às Unidades Escolares e CEEJAs para que incentivem, com entusiasmo, os alunos jovens, adultos e idosos a se inscreverem no curso, a participarem com empenho das atividades e não perderem essa excelente oportunidade de ganharem mais conhecimento e, com isso, abrirem novos horizontes para a vida profissional.

As inscrições estão abertas para estudantes regularmente matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de nível médio nas escolas da Rede Pública do Estado de São Paulo ou nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs), por meio do portal do NOVOTEC
http://www.novotec.sp.gov.br







Perguntas e respostas -Atividades não presenciais 

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo 
Coordenadoria Pedagógica 

As perguntas a seguir sobre atividades não presenciais foram enviadas por professores, PCs, diretores, PCNPs, supervisores e dirigentes . Essa listagem poderá ser atualizada periodicamente, caso surjam novas dúvidas da rede.

I - Educação de Jovens e Adultos


Quais serão os horários das aulas específicas da EJA no aplicativo do CMSP e na TV Educação?
O aplicativo do Centro de Mídias CMSP e o canal TV Educação disponibilizarão conteúdos específicos para a EJA (Anos finais e Ensino Médio) das 20h00 às 21h30.Ressalta-se que os materiais audiovisuais disponibilizados também podem ser acessados pelos alunos dos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos-CEEJA.

Os roteiros de estudos para a EJA podem indicar apenas as aulas do CMSP?

O roteiro de estudos, disponibilizado pelo professor por meio digital ou impresso, é o principal meio de interlocução entre o docente e seus alunos. Este documento que indicará ao estudante as atividades que ele deve executar para alcançar as habilidades previstas, de acordo com o planejamento docente.
Quando as aulas acontecem presencialmente, os professores fazem uso de diferentes recursos na elaboração de suas aulas, com vistas a potencializar as aprendizagens dos estudantes. Da mesma maneira, neste momento de suspensão de aulas presenciais, orienta-se que os roteiros de estudos contemplem essa variedade de estratégias, adequados às possibilidades de recursos que os estudantes têm disponíveis. Os vídeos do CMSP são um dos recursos que pode ser utilizados, mas não o único. É por meio dos roteiros que os professores poderão propor a contextualização e o aprofundamento do conteúdo abordado na vídeoaula, ou a utilização de outros recursos. Assim, os roteiros além de indicar as transmissões no CMSP e TV Educação, podem também trazer propostas de exercícios de fixação, pesquisas, debates em plataformas digitais, textos complementares, atividades nos materiais didáticos disponíveis, entre outras estratégias para que os conteúdos e o desenvolvimento das habilidades sejam atingidas.

Sou professor de educação física da EJA, com aulas no contraturno ou aos sábados. Devo elaborar roteiros de atividades para serem desenvolvidas de forma remota?

Sim. Os alunos da EJA que realizam as aulas de Educação Física no contraturno ou aos sábados devem receber os roteiros de estudos do componente curricular, assim como as demais disciplinas. Ademais, o planejamento das atividades remotas também será a ferramenta para acompanhamento e registro do atuação docente, assim os professores devem elaborar roteiros para todas as turmas que têm aulas atribuídas.

Os alunos da EJA que não têm acesso a nenhum recurso digital serão prejudicados?

Nenhum estudante da rede estadual será prejudicado caso não tenha acesso aos recursos digitais. Para estes estudantes, será necessária a disponibilização de roteiros de estudos impressos, cuja retirada deve ser organizada pela equipe gestora da escola. Este roteiros devem propor a realização de atividades em materiais físicos, tais como: livros didáticos disponíveis, textos complementares; livros de literatura ou listas de atividades a serem elaboradas pelos professores.
Estes alunos poderão entregar as atividades realizadas periodicamente durante o período de atividades não presenciais ou no retorno das aulas presenciais .
Sabendo da relevância da interação entre o professor e aluno, a equipe gestora deve orientar para que esta comunicação seja realizada pelos recursos que o estudante tem disponível, como utilizando diversos meios de comunicação com os alunos, tais como aplicativos ou telefone. Na impossibilidade dessa interação, as devolutivas dos docentes devem acontecer quando as aulas presenciais retornarem.

Os alunos da EJA correm o risco de não conseguirem concluir os Termos ao final do Semestre?

Conforme já dito, os estudantes não serão prejudicados por este período de suspensão das aulas presenciais. Entretanto, devido à reorganização do calendário escolar, as datas de encerramento do Semestre serão alteradas.
Os alunos devem ser orientados a se engajarem nas atividades de aprendizagem realizadas fora do ambiente escolar para o desenvolvimento de sua aprendizagem para mostrarem seu envolvimento nos estudos. Assim, ao final do semestre, aqueles que apresentarem resultados satisfatórios estabelecidos, poderão concluir o Termo cursado.
Importante destacar que, no retorno das aulas presenciais, será realizado processo intensivo de retomada das habilidades previstas nas aulas remotas e de recuperação para todos os alunos, especialmente aqueles que apresentarem maiores defasagens.
Destaca-se que as atividades realizadas remotamente devem ser registradas pela escola de forma pormenorizada e arquivadas as comprovações que demonstram o cumprimento das tarefas, a fim de que possam ser autorizadas a compor a carga horária de atividade escolar obrigatória. As atividades escolares obrigatórias não presenciais deverão ser computadas e devidamente registradas, para continuidade do processo de ensino e de aprendizagem e é necessário o cumprimento de 400 (quatrocentas) horas semestrais para alunos da EJA.

As matrículas nos CEEJAs devem ser suspensas nesse momento?

De acordo com o Centro de Matrículas, as matrículas e movimentações na rede estadual estão sendo realizadas na medida que estão sendo solicitadas. Os interessados estão entrando em contato com as Escolas/ Diretorias de Ensino por e-mail, telefone e até mesmo por Whatsapp. Algumas unidades estão recebendo as solicitações por e-mail ou agendando horário para comparecimento. Portanto, as matrículas não devem ser interrompidas nos CEEJAs. Entretanto, a escola deve se organizar para que as Orientações Gerais ao interessado sejam realizadas por meio digital e para que não haja aglomeração na Secretaria do Centro.

Os alunos dos CEEJA poderão fazer as avaliações de conclusão de disciplinas por meio digital no período de distanciamento social?

Não. A Resolução 75, de 07/12/2018, que dispõe sobre a organização e o funcionamento dos cursos no CEEJA, conforme descrito no artigo 5o do parágrafo 1o, item 1, prevê o comparecimento obrigatório para realização das avaliações. Assim, ressalta-se que nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos - CEEJA, as avaliações para a conclusão das disciplinas permanecem suspensas até que seja permitido que os Centros realizem os atendimentos presenciais.

Como poderá ser feita a avaliação nos cursos da EJA de presença obrigatória?

Os diferentes instrumentos de avaliação que poderão ser utilizados pelo professor(a) para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos jovens, adultos e idosos, como:a realização dos roteiros de atividades; projetos ou pesquisas; instrumento de forma discursiva; observação da participação e engajamento; e autoavaliação.
Importante ressaltar que nenhum estudante deve ser prejudicado em sua avaliação por não ter acesso a computador, internet ou outros recursos. Assim, principalmente quando a atividade avaliativa computar nota, deve ser disponível em recurso que todos os alunos tenham acesso.



4.8.1 Educação de Jovens e Adultos (EJA) 

Considerando as especificidades de organização didático-pedagógica do  curso de Educação de Jovens e Adultos, notadamente quanto à  semestralidade dos termos, torna-se primordial que o professor, com base no  planejamento do curso, elabore roteiros que dêem continuidade aos objetos de  conhecimento, competências e habilidades previstas para o semestre.

Seguindo as orientações já apresentadas neste documento, destaca-se  que as atividades devem ser adequadas ao público jovem e adulto, garantindo que estejam de acordo com as especificidades da modalidade. Neste sentido, estes roteiros devem basear-se na no Currículo Oficial do Estado de São Paulo  e no material didático “EJA Mundo do Trabalho”, conforme disponibilidade e planejamento do docente.

Conforme já consignado, os docentes da EJA devem conhecer o perfil  de suas turmas, a fim de verificar quais recursos os estudantes têm disponíveis  para o desenvolvimento das atividades, bem como se possuem facilidade de  acesso às mídias digitais. A partir disso, devem ser pensados quais recursos  serão mais significativos para os discentes realizarem seus estudos, podendo  contemplar nos roteiros elaborados materiais impressos, plataformas digitais, canal de televisão, aplicativo ou site do Centro de Mídias, etc.

Nesta via, ressalta-se que o aplicativo do Centro de Mídias e o canal TV  Educação disponibilizarão conteúdos específicos para a EJA, das 20 às 21:30, que podem ser indicados como subsídio aos estudos dos educandos. A critério  dos docentes, aulas disponíveis para o regular também poderão ser utilizadas como complemento dos roteiros elaborados, desde que os professores  realizem a adequação e a contextualização do conteúdo para a Educação de Jovens e Adultos.

A plataforma digital Stoodi,Disponível em: <(https://www.stoodi.com.br/) embora não tenha conteúdos específicos para a EJA, também é possível de ser indicada nos roteiros, uma vez que  oferta uma grande variedade de objetos de conhecimento e exercícios. 

Orienta-se, no entanto, que o professor da EJA selecione os conteúdos e  atividades que estejam de acordo com o seu planejamento, adequando-as, complementando-as e contextualizando-as de acordo com as características  dos educandos.

Outros materiais pedagógicos próprios para a modalidade podem ser utilizados para consulta e disponibilização, como:

● Coleção Cadernos da EJA - MEC -Disponível em: < https://docs.google.com/document/d/1A58CWjF0Uy5nYycfHtJ7tY2XHrUiczQzwG8KUN5weAk/edit  Acessado em 27 de Abril de 2020

● Materiais didáticos da Coleção ENCCEJA para os Anos Finais do Ensino  Fundamental e Médio da EJA Disponível em: < -http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja/outros-documentos  Acessado em 27 de Abril de 2020

Importante consignar que os materiais e recursos aqui sugeridos devem servir de apoio à organização das habilidades e competências planejadas pelos professores e não como direcionamento do planejamento docente. Assim, ao  indicar atividades que utilizem os materiais didáticos, devem ser mencionadas as páginas que os alunos devem ter acesso.

Assim como ocorre nas aulas presenciais, os roteiros devem propiciar a contextualização das aprendizagens, de acordo com o cotidiano dos alunos.

Neste sentido, os objetos do conhecimento devem ser contextualizado pelos  Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). No caso específico da EJA, onde os estudantes são, antes de tudo, cidadãos trabalhadores com experiências acumuladas durante a vida, torna-se imperativo que no trabalho  pedagógico sejam respeitados os conhecimentos já constituídos, bem como, sejam incorporados aos conteúdos escolares, notadamente, aos temas  relacionados ao mundo do trabalho. Sugere-se, especialmente, abordagens  das temáticas disponíveis no link     Disponível em: < .https://drive.google.com/file/d/11It-yzniu4-cL3n3Se1ZhqjtMvhxw9P4/view Entretanto, cabe ao professor, que tem o  conhecimento das especificidades da turma, indicar a temática que melhor está  
relacionada ao contexto de seus alunos.

Neste sentido, as temáticas propostas nos roteiros, conectadas ao  cotidiano dos alunos, possibilita que os objetos de conhecimento estejam  contextualizados em cenários que mobilizem o interesse dos alunos, com a valorização dos seus saberes prévios e acenem com novas perspectivas sobre  a realidade.

Os métodos de estudo também devem ser trabalhados durante esse período em que as aulas ocorrerão a distância, uma vez que ajudarão os  estudantes jovens e adultos a organizarem sua rotina de estudos remotos.

Espera-se que tais métodos auxiliem a aprendizagem dos estudantes e facilitem a compreensão dos conteúdos, garantindo que os educandos, por seu próprio progresso, sejam estimulados a reservar um período do dia para cumprimento das atividades propostas nos roteiros. Assim, sugere-se que os professores disponibilizem orientações aos alunos de como destacar as ideias principais dos textos ou videoaulas, fazer fichamentos e anotações de síntese, organização de mapa conceitual ou esquemas, entre outras dicas, de acordo  com a atividade proposta.

Importante destacar que este trabalho não é somente do professor de Língua Portuguesa, uma vez que outras disciplinas também podem se valer de orientações de estudos para melhor compreensão de artigos, reportagens, gráficos, vídeos, etc.

A seguir, sugere-se alguns links que podem auxiliar nesta complementação dos roteiros:

● Exemplo de orientação sobre os métodos Disponível em: < de estudo e pesquisas.   https://drive.google.com/file/d/11It-yzniu4-cL3n3Se1ZhqjtMvhxw9P4/view -Acessado em 27 de Abril de 2020

● “Por que e como aprender a produzir anotação de texto oral?”Disponível em: < https://walkiriarigolon.wordpress.com/2018/10/14/por-que-e-como-aprender-a-produzir-anotacao-de-texto-oral/Acessado em 27 de Abril de 2020

● “Estudar: Como se aprende?Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=7MQmcDR6Kwk Acessado em 27 de Abril de 2020
Ademais, alguns estudantes da EJA podem apresentar dificuldades em  acessar mídias digitais. Assim, quando os roteiros de estudos apresentarem  atividades que utilizem recursos como celular, computador e até mesmo  televisão, orienta-se que os professores indiquem o passo-a-passo  pormenorizado para utilização da ferramenta.

Quanto aos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), que ofertam o curso EJA de presença flexível, orienta-se que os docentes, elaborem os roteiros de estudos das disciplinas, podendo, de acordo com os recursos que o aluno tem disponíveis, propor a utilização das mídias digitais (como o aplicativo do Centro de Mídias SP, por exemplo) para aprofundamento dos conteúdos previstos no material EJA Mundo do Trabalho e no Currículo Paulista, conforme planejamento docente. Tais roteiros de estudos e as propostas de exercícios devem ser disponibilizados, realizados e entregues
digitalmente. Conforme as orientações já consignadas neste documento, deve-se organizar a retirada dos roteiros e materiais impressos na secretaria  do Centro apenas aos alunos que não possuem acesso aos recursos digitais necessários.

Os atendimentos individuais também devem ser realizados por meios digitais (e-mail, Skype, Whatsapp, Microsoft Teams, Google Hangout, etc.). Sob o acompanhamento da equipe gestora, podem ser agendados momentos de interação coletiva, como as oficinas/atividades em grupo, desde que ocorram virtualmente.

Todas as atividades executadas pelo professor (roteiros de estudos  elaborados, detalhamento de orientações individualizadas, planejamento de orientações coletivas, etc.) devem ser minuciosamente registradas no relatório  circunstanciado (respeitando a jornada e carga horária do docente), a ser
encaminhado à equipe gestora do Centro, para controle da frequência durante este período.

O registro de carga horária dos estudantes do CEEJA, assim como das turmas regulares, continuará sendo feito pelo professor - de acordo com as especificidades de controle de cada Centro - a partir da participação do educando nos grupos de discussão virtual no aplicativo do CMSP ou em outras plataformas que a escola utilizar; e/ou da realização de atividades propostas nos roteiros (no caso dos alunos que não tem acesso às mídias digitais, as  atividades podem ser entregues em papel na Secretaria do Centro ou quando as aulas presenciais retornarem).

Reitera-se que as avaliações para a conclusão das disciplinas  permanecem suspensas, até que seja permitido que os Centros realizem os atendimentos presenciais.

Disponível em < Documento orientador - Atividades a distância - Abril de 2020  - http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Portals/84/docs/pdf/documento-orientador-atividades-escolares-nao-presenciais.pdf   Acessado em 27 de Abril de 2020









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