EDUCAÇÃO AMBIENTAL





O Programa Cemaden Educação convida Escolas, Defesa Civis, Universidades, Programa de Saúde da Família e Vigilância Epidemiológica para participarem da 5ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir.
Esse ano o tema é "Desastres, desastres, desastres! O que podemos fazer? E a educação?"
Elabore uma campanha educativa para sua comunidade e se inscreva até 31 de outubro de 2020.
Informações: campanha.cemaden@gmail.com
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As inscrições para o Prêmio Zayed de Sustentabilidade seguem abertas até 11 de junho de 2020 em todas as cinco categorias.
O Prêmio Zayed de Sustentabilidade foi criado pelo Governo dos Emirados Árabes Unidos, e premia organizações e escolas que contem com uma ideia ou projeto de sustentabilidade, dialogando com a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A categoria Global High Schools incentiva o desenvolvimento de projetos de sustentabilidade, contribuindo com a elaboração de soluções impactantes, inovadoras e inspiradoras para as comunidades escolares.
Os projetos devem ser elaborados para ter um impacto positivo que inclua o acesso a uma educação de qualidade, e que garanta aos estudantes o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a formação integral.

A SEDUC-SP recomenda às escolas interessadas em aderir ao Prêmio Zayed de Sustentabilidade que na elaboração do projeto considere os princípios do Currículo, a realidade escolar e de seu entorno e o envolvimento de estudantes, professores, gestores e comunidade em todas as etapas de implementação das ações propostas. Além disso, é interessante que a escola retome ações e projetos relacionados à Feira de Ciências das Escolas Estaduais – FeCEESP, Movimento Inova, Primavera X, Campanha #AprenderParaPrevenir e Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente entre outros, como inspiração para um novo projeto a ser submetido na categoria Global High Schools.

Visando seguir as orientações da Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, a SEDUC-SP recomenda aos professores e equipes gestoras das unidades escolares interessadas em participar dessa iniciativa que mantenham as indicações oficiais referentes ao distanciamento social, e que utilizem as ferramentas de comunicação para reuniões virtuais (já utilizadas pelo grupo) para dialogar sobre as possibilidades de elaborar um projeto de sustentabilidade coerente com a realidade da escola e da comunidade, pensando em ações futuras para fortalecer os pilares da escola sustentável: Currículo, Gestão, Espaço Físico e Comunidade. Na etapa de elaboração do projeto, a SEDUC-SP solicita às escolas interessadas em aderir ao Prêmio Zayed de Sustentabilidade que não realizem encontros presenciais nas unidades escolares da rede estadual de ensino, durante a vigência do decreto de quarentena no Estado de São Paulo, no contexto da pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus).
Aproveitamos para esclarecer que, de acordo com as regras do Prêmio Zayed de Sustentabilidade, as questões do formulário de inscrição deverão estar em Língua Inglesa e o projeto deve ser submetido por um(a) professor(a) ou gestor(a) representante da escola. É importante enfatizar que não caberá às Diretorias Regionais de Ensino e equipes dos órgãos centrais da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-SP) realizarem o cadastro, tradução ou submissão do projeto. Essas e outras possíveis etapas da inscrição são de responsabilidade das escolas.

Para mais informações sobre o Prêmio Zayed de Sustentabilidade no Brasil acesse o site oficial (https://zayedsustainabilityprize.com/).

Para o esclarecimento de dúvidas, entre em contato com os promotores do Prêmio Zayed de Sustentabilidade no Brasil por meio do seguinte contato: zayed@metcommunity.org e/ou com a equipe geral em info@zayedsustainabilityprize.com.

Se precisar de assistência técnica para usar o portal do Prêmio Zayed de Sustentabilidade, envie um e-mail para a equipe de suporte técnico em techsupport@zayedsustainabilityprize.com.

Os falsos verdes por Michael Moore



Filme 'Planeta dos humanos' mostra como alguns grupos de ambientalistas caem na armadilha de grupos de empresas globalizadas que ganham dinheiro com o grande ''negócio verde''

https://www.cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FCinema%2FOs-falsos-verdes-por-Michael-Moore%2F59%2F47503#.XsJXC72qxzw.whatsapp




Prevenção contra desastres naturais é urgente: Atue agora, poupe mais tarde!
https://youtu.be/7ziILN5NtHo


Professor Água - Episódio 2 - Cimento e Enchentes (pt)


Já reparou que cenas de enxurradas são comuns nas cidades? 

Isso acontece porque o solo está impermeabilizado por asfalto, concreto e telhados. Assim a água não se infiltra. E flui com mais velocidade, sobrecarregando as ruas e rios das cidades. 



Assista nesse vídeo uma matéria muito bacana sobre o Programa "Cananeia tem Parque", que trata da Educação Ambiental de Cananeia. 
São apenas 15 minutos de muita informação importante pra você



Música do lixo


Ouça Belle Mama, tocada e interpretada pela banda de Música do lixo do Luxor-Egito. Os instrumentos musicais foram criados a partir de resíduos eliminados pelas próprias crianças. 

*** Da banda de música lixo em Luxor Egito, esta faixa é dedicada à "Bela Terra" e a todos aqueles que lutam pela justiça ambiental em todo o lado *** 

* Fundo *
Em janeiro de 2019, Rabab Luxor lançou o Projeto de Música do lixo. O projeto usa arte e música para aumentar a consciência e mobilizar comunidades para reduzir e reutilizar plástico e vencer a poluição plástica, com mais de 6 meses, crianças entre 12 e 16 anos, meninos e meninas, com Luxor aprenderam a fazer Instrumentos musicais fora de reproposicionamento de resíduos (percussão, soprando e instrumentos de cordas) e tocar música como banda: The Garbage Music Band.



Site: https://rababluxor.com/
E-mail: Rababluxor@Gmail.Com
Facebook: BAB LUXOR

Difusão da Covid-19 no país segue modelo relacionado a interações espaciais na rede urbana

26/03/2020 por: Maria Encarnação Beltrão Sposito e Raul Borges Guimarães*







https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/35626/por-que-a-circulacao-de-pessoas-tem-peso-na-difusao-da-pandemia



"Rumo a escolas e sociedades sustentáveis" (13/05/2016) e também "Tecnologias sustentáveis aplicadas na escola e o seu potencial pedagógico" (16/09/2016).


Compartilho os links das videoconferências "Rumo a escolas e sociedades sustentáveis" (13/05/2016) e também "Tecnologias sustentáveis aplicadas na escola e o seu potencial pedagógico" (16/09/2016).


Videoconferência “Rumo a escolas e sociedade sustentáveis”: Para subsidiar os educadores na construção de escolas mais sustentáveis, a Secretaria da Educação, por meio da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), realizou no dia 13/05/2016, a videoconferência “Rumo a escolas e sociedades sustentáveis” para tratar das ações e projetos em educação ambiental e sustentabilidade, no sentido de propiciar uma aprendizagem contextualizada e significativa aos alunos da rede. A ação foi direcionada para professores, professores coordenadores que atuam nas escolas e Professores Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos – Interlocutores de Educação Ambiental e colaboradores das 91 Diretorias Regionais de Ensino.


Bloco 01 – Informativos da Campanha “Escola Sustentável parceira do Programa Nascentes”

Participação: Andréia Cardoso (SEE/CGEB/CEFAF), Roseli Gomes (SEE/CGEB/CEFAF) e Sergio Damiati (SEE/CGEB/CEFAF)



Bloco 02 – Palestra “Rumo a escolas e sociedades sustentáveis"

Participação: Edson Grandisoli (Consultor em Educação para Sustentabilidade/Diretor Educacional da Reconectta)



Videoconferência “Tecnologias Sustentáveis aplicadas na escola e o seu potencial pedagógico”: O objetivo da videoconferência “Tecnologias Sustentáveis aplicadas na escola e o seu potencial pedagógico” realizada no dia 16/09/2016 foi subsidiar o desenvolvimento e acompanhar as ações de Educação Ambiental e Sustentabilidade, articuladas ao Currículo do Estado de São Paulo nas Diretorias de Ensino e unidades escolares, com destaque para os princípios e aplicações práticas da “Permacultura” na escola e algumas tecnologias ambientais, destacando as hortas educativas, seus cuidados básicos e o potencial pedagógico, além de apresentar exemplos de projetos de educação ambiental e sustentabilidade desenvolvidos na região da Diretoria de Ensino de Piracicaba. A ação é voltada para os Diretores de Núcleo Pedagógico, PCNP “Interlocutores de Educação Ambiental”, PCNP de Geografia, PCNP de Projetos Especiais e Vice-Diretores do Programa Escola da Família, e também para gestores e professores das unidades escolares.



Participação: Edson Grandisoli e Lívia Andrade (Consultores em Educação para Sustentabilidade/Diretores Educacionais da Reconectta) e Andréia Cardoso (SEE/CGEB/CEFAF) e Sergio Damiati (SEE/CGEB/CEFAF) + Luciana Victoria e Marly Marsulo (DE Piracicaba)


Abraço,


A educação ambiental é fundamental para uma conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente. O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente. 

Um comentário:

  1. Amei seu blog. Tem conteúdo de geografia para os professores da área ou qualquer pessoa interessada em aprender e ficar atualizada. Parabéns pelo empenho em construir esse blog.

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