Resumo para ações de inserção de Tecnologia em suas práticas pedagógicas:
Uso do Teams Microsoft - Playlist com 6 vídeos: https://bit.ly/comoacessarteams
Uso do Classroom Google Sala de Aula – Playlist com 12 vídeos: https://bit.ly/classroomgooglesaladeaula
Uso do GOOGLE MET – Playlist com 3 vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=d73VXomvCxQ&list=PLV-DCDpEF2aq8R4LtB0zK3xa-cCmXLTaj&index=2
Encurtar link com o Bitly: https://bit.ly/tecnologiaspraticas
Dicas para o Drive - Google: https://bit.ly/googledrivefuncionalidades
Crie sua Atividade Online com correção automática: https://bit.ly/elaboreseuforms
____________________________________________________
OLHA AS FERRAMENTAS, AI!!!!
80 Ferramentas Para turbinar sua sala de aula Criamos este guia de ferramentas (websites, aplicativos e extensões) para te ajudar a criar aulas interativas e que farão os alunos se divertirem, criarem e serem autores de seu próprio aprendizado! Além disso, deixamos aqui alguns sites onde você pode encontrar práticas pedagógicas para se inspirar e compartilhar com seus colegas!file:///C:/Users/Usuario/Downloads/80%20ferramentas%20para%20turbinar%20suas%20aulas%20(1)
---------------------------------------------------------------------------------------------------
VAMOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como usar o padlet
________________________________________________________________________
CENTRO DE MÍDIAS E GOOGLE CLASSROOM
________________________________________________________________________________
TEAMS
___________________________________________________________________________
O que é podcast?
https://www.youtube.com/watch?v=tfTf8LZZX0M
PODCAST COM CELULAR! MELHORES APLICATIVOS PARA GRAVAR PODCAST PELO CELULAR
https://www.youtube.com/watch?v=jKDmo1xMJls
Seguem dicas de podcast dos componentes curriculares de Ciências Humanas:
Sociologia:https://castbox.fm/channel/Cafe-com-Sociologia-id43375?country=br
Filosofia:https://razaoinadequada.com/mais/imposturas-filosoficas/
Geografia:https://open.spotify.com/show/2Vtx69kPjNyFcxtqz7463s
História: https://historiaonline.com.br/tag/podcasts/page/2/
WhatsApp
O WhatsApp tem taxas de engajamento incríveis: 98% das mensagens enviadas são abertas e lidas. E isso pode ser uma ferramenta interessante se você precisa, por exemplo, enviar uma aula pra um aluno via aplicativo. Pra isso você pode usar as listas de transmissão e mandar mensagens individuais pra cada um deles. Mas agora o Facebook liberou o recurso “sala” para os usuários do Messenger poderem realizar videoconferência com até 50 participantes, sem limite de tempo! E pra facilitar ainda mais o processo, o WhatsApp ganhou um atalho pra acessar esse recurso.
SEU COMPUTADOR FAZ ISSO! E VOCÊ NÃO SABIA! (Parte 1) - Windows 10
Informações e recursos em tempos de pandemia indicados por Google
Innovators e Líderes do Grupo de Educadores Google do Brasil.Acessada em:
https://drive.google.com/file/d/16Y-t5WVuShGSca0GQo7XwXblb44Iop08/view Disponível em 11 jun 20
Organização das aulas mediadas por tecnologia
O Documento Orientador para as atividades escolares não presenciais traz orientações aos professores sobre o uso de diferentes recursos, digitais ou não, a fim de que os estudantes possam realizar as atividades escolares não presenciais, devido à suspensão das atividades escolares, motivadas pelo reconhecimento de calamidade pública, decorrente da pandemia do COVID-19 e prevenção de contágio.
Para potencializar a continuidade da aprendizagem mesmo de forma não presencial, a SEDUC criou o Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP), que permite o acesso às aulas tanto por meio da televisão aberta quanto por meio de aplicativo com internet patrocinada pela SEDUC, o que
possibilita que tanto estudantes quanto profissionais da rede possam acessar os conteúdos gratuitamente, sem precisar utilizar internet própria. Tal recurso amplia as oportunidades de acesso às aulas mediadas por tecnologia.
https://drive.google.com/…/1cQuc2GYWo60EzMoABlXHJl-OD…/view…,
Como usar o YouTube para dar aulas?
Para usar a ferramenta de gravação do YouTube, é necessário estar logado em uma conta do Google. Para isso, você deve fazer o login em uma conta já existente ou criar uma nova conta. É simples:
Para melhor utilização do computador e prevenir esforços repetitivos no pulso quando executamos ações por meio do mouse, segue os atalhos do teclado do Sistema Operacional Microsoft Windows:
Pressione estas teclas
|
Para fazer isto
|
Ctrl + X
|
Recortar o item selecionado
|
Ctrl + C (ou Ctrl + Insert)
|
Copiar o item selecionado
|
Ctrl + V (ou Shift + Insert)
|
Colar o item selecionado
|
Ctrl + Z
|
Desfazer uma ação
|
Alt + Tab
|
Alternar aplicativos abertos
|
Alt+F4
|
Fechar o item ativo ou sair do aplicativo ativo
|
Windows + L
|
Bloquear seu computador
|
Windows + D
|
Exibir e ocultar a área de trabalho
|
F2
|
Renomear o item selecionado
|
F3
|
Procurar um arquivo ou uma pasta no Explorador de Arquivos
|
F4
|
Exibir a lista da barra de endereços no Explorador de Arquivos
|
F5
|
Atualizar a janela ativa
|
F6
|
Percorrer elementos da tela de uma janela ou da área de trabalho
|
F10
|
Ativar a barra de menus no aplicativo ativo
|
Alt + F8
|
Mostrar sua senha na tela de credenciais
|
Alt + Esc
|
Percorrer itens na ordem em que foram abertos
|
Alt + letra sublinhada
|
Executar o comando referente a essa letra
|
Alt + Enter
|
Exibir propriedades do item selecionado
|
Alt + Barra de espaço
|
Abrir o menu de atalho da janela ativa
|
Alt + Seta para a esquerda
|
Voltar
|
Alt + Seta para a direita
|
Avançar
|
Alt + Page Up
|
Mover uma tela para cima
|
Alt + Page Down
|
Mover uma tela para baixo
|
Ctrl + F4
|
Fechar o documento ativo (em aplicativos que sejam de tela inteira e permitam vários documentos abertos ao mesmo tempo)
|
Ctrl + A
|
Selecionar todos os itens em um documento ou em uma janela
|
Ctrl + D (ou Delete)
|
Excluir o item selecionado e movê-lo para a Lixeira
|
Ctrl + R (ou F5)
|
Atualizar a janela ativa
|
Ctrl + Y
|
Refazer uma ação
|
Ctrl + Seta para a direita
|
Mover o cursor para o início da próxima palavra
|
Ctrl + Seta para a esquerda
|
Mover o cursor para o início da palavra anterior
|
Ctrl + Seta para baixo
|
Mover o cursor para o início do próximo parágrafo
|
Ctrl + Seta para cima
|
Mover o cursor para o início do parágrafo anterior
|
Ctrl + Alt + Tab
|
Usar as teclas de direção para alternar entre todos os aplicativos abertos
|
Alt + Shift + teclas de direção
|
Quando um grupo ou bloco está em foco no menu Iniciar, movê-lo na direção especificada
|
Ctrl + Shift + teclas de direção
|
Quando um bloco estiver em foco no menu Iniciar, mova-o para outro bloco para criar uma pasta
|
Ctrl + teclas de direção
|
Redimensionar o menu Iniciar quando ele estiver aberto
|
Ctrl + tecla de direção (para ir até um item) + Barra de espaço
|
Selecionar vários itens separadamente em uma janela ou na área de trabalho
|
Ctrl + Shift com uma tecla de direção
|
Selecionar um bloco de texto
|
Ctrl + Esc
|
Abrir Iniciar
|
Ctrl + Shift + Esc
|
Abrir o Gerenciador de Tarefas
|
Ctrl + Shift
|
Mudar o layout do teclado quando houver vários layouts de teclado disponíveis
|
Ctrl + Barra de espaço
|
Ativar ou desativar o IME do idioma chinês
|
Shift+F10
|
Exibir o menu de atalho do item selecionado
|
Shift com qualquer tecla de direção
|
Selecionar mais de um item em uma janela ou na área de trabalho, ou selecionar texto em um documento
|
Shift + Delete
|
Excluir o item selecionado sem movê-lo para a Lixeira primeiro
|
Seta para a direita
|
Abrir o próximo menu à direita ou abrir um submenu
|
Seta para a esquerda
|
Abrir o próximo menu à esquerda ou fechar um submenu
|
Esc
|
Parar ou encerrar a tarefa atual
|
Pressione esta tecla
|
Para fazer isto
|
Windows
|
Abrir ou fechar Iniciar
|
Windows + A
|
Abrir a Central de ações
|
Windows + B
|
Definir o foco na área de notificação
|
Windows + C
|
Abrir a Cortana no modo de escuta
Observações
Esse atalho é desativado por padrão. Para ativá-lo, selecione Iniciar > Configurações > Cortana e ative o botão de alternância em Permitir que a Cortana escute meus comandos quando eu pressionar a Windows + C.
A Cortana está disponível somente em determinados países/regiões, e alguns de seus recursos talvez não estejam disponíveis em todos os lugares. Se a Cortana não estiver disponível ou estiver desativada, ainda assim você poderá usar a pesquisa.
|
Windows + Shift + C
|
Abrir o menu de botões
|
Windows + D
|
Exibir e ocultar a área de trabalho
|
Windows + Alt + D
|
Exibir e ocultar data e hora na área de trabalho
|
Windows + E
|
Abrir o Explorador de Arquivos
|
Windows + F
|
Abrir o Hub de Feedback e tirar uma captura de tela
|
Windows + G
|
Abrir a Barra de jogo quando um jogo for aberto
|
Windows + H
|
Iniciar ditado
|
Windows + I
|
Abrir as Configurações
|
Windows + J
|
Definir o foco para uma dica do Windows quando houver uma disponível.
Quando uma dica do Windows aparecer, leve o foco para a dica. Pressionar os atalhos de teclado novamente leva o foco para o elemento na tela ao qual a dica do Windows está ancorada.
|
Windows + K
|
Abrir a ação rápida Conectar
|
Windows + L
|
Bloquear seu computador ou mudar de conta
|
Windows + M
|
Minimizar todas as janelas
|
Windows + O
|
Bloquear a orientação do dispositivo
|
Windows + P
|
Escolher um modo de exibição da apresentação
|
Windows + R
|
Abrir a caixa de diálogo Executar
|
Windows + S
|
Abrir a pesquisa
|
Windows + T
|
Percorrer aplicativos na barra de tarefas
|
Windows + U
|
Abrir a Central de Facilidade de Acesso
|
Windows + V
|
Percorrer notificações
|
Windows + Shift + V
|
Percorrer notificações na ordem inversa
|
Windows + X
|
Abrir o menu Link Rápido
|
Windows + Y
|
Alternar entrada entre o Windows Mixed Reality e a área de trabalho
|
Windows + Z
|
Mostrar os comandos disponíveis em um aplicativo no modo de tela inteira
|
Windows + ponto (.) ou ponto e vírgula (;)
|
Abrir painel de emojis
|
Windows + vírgula (,)
|
Espiar temporariamente a área de trabalho
|
Windows + Pause
|
Abrir a caixa de diálogo Propriedades do Sistema
|
Windows + Ctrl + F
|
Procurar PCs (se você estiver em uma rede)
|
Windows + Shift + M
|
Restaurar janelas minimizadas na área de trabalho
|
Windows + número
|
Abrir a área de trabalho e iniciar o aplicativo fixado na barra de tarefas, na posição indicada pelo número. Se o aplicativo já estiver em execução, mudar para esse aplicativo.
|
Windows + Shift + número
|
Abrir a área de trabalho e iniciar uma nova instância do aplicativo fixado na barra de tarefas, na posição indicada pelo número
|
Windows + Ctrl + número
|
Abrir a área de trabalho e mudar para a última janela ativa do aplicativo fixado na barra de tarefas, na posição indicada pelo número
|
Windows + Alt + número
|
Abrir a área de trabalho e abrir a Lista de Atalhos do aplicativo fixado na barra de tarefas, na posição indicada pelo número
|
Windows + Ctrl + Shift + número
|
Abrir a área de trabalho e abrir, como administrador, uma nova instância do aplicativo localizado na posição especificada da barra de tarefas
|
Windows + Tab
|
Abrir a Visão de tarefas
|
Windows + seta para cima
|
Maximizar a janela
|
Windows + seta para baixo
|
Remover o aplicativo atual da tela ou minimizar a janela da área de trabalho
|
Windows + seta para a esquerda
|
Maximizar a janela do aplicativo ou da área de trabalho, no lado esquerdo da tela
|
Windows + seta para a direita
|
Maximizar a janela do aplicativo ou da área de trabalho, no lado direito da tela
|
Windows + Home
|
Minimizar todas as janelas da área de trabalho, exceto a ativa (restaura todas as janelas com um segundo pressionamento)
|
Windows + Shift + Seta para cima
|
Alongar a janela da área de trabalho até as partes superior e inferior da tela
|
Windows + Shift + Seta para baixo
|
Restaurar/minimizar janelas ativas da área de trabalho verticalmente, mantendo a largura
|
Windows + Shift + Seta para a esquerda ou seta para a direita
|
Mover um aplicativo ou uma janela na área de trabalho, de um monitor para outro
|
Windows + Barra de espaço
|
Mudar o idioma de entrada e o layout do teclado
|
Windows + Ctrl + Barra de espaço
|
Alterar para uma entrada selecionada anteriormente
|
Windows + Ctrl + Enter
|
Abrir o Narrador
|
Windows + Sinal de Adição (+)
|
Abrir a Lupa
|
Windows + barra (/)
|
Iniciar reconversão do IME
|
Windows + Ctrl + V
|
Abrir alertas
|
Atalhos de teclado do prompt de comando do Windows
Pressione estas teclas
|
Para fazer isto
|
Ctrl + C (ou Ctrl + Insert)
|
Copiar o texto selecionado
|
Ctrl + V (ou Shift + Insert)
|
Colar o texto selecionado
|
Ctrl + M
|
Entrar no modo de marca
|
Alt + tecla de seleção
|
Começar seleção no modo de bloqueio
|
Teclas de direção
|
Mover o cursor na direção especificada
|
Page Up
|
Mover o cursor uma página acima
|
Page Down
|
Mover o cursor uma página abaixo
|
Ctrl + Home (modo de marca)
|
Mover o cursor para o início do próximo buffer
|
Ctrl + End (modo de marca)
|
Mover o cursor para o final do próximo buffer
|
Ctrl + Seta para cima
|
Mover uma linha acima no histórico de saída
|
Ctrl + Seta para baixo
|
Mover uma linha abaixo no histórico de saída
|
Ctrl + Home (navegação no Histórico)
|
Se a linha de comando estiver vazia, mova o visor para o início do buffer. Do contrário, exclua todos os caracteres à esquerda do cursor na linha de comando.
|
Ctrl + End (navegação no Histórico)
|
Se a linha de comando estiver vazia, mova o visor para a linha de comando. Do contrário, exclua todos os caracteres à direita do cursor na linha de comando.
|
Atalhos de teclado de caixas de diálogo
Pressione esta tecla
|
Para fazer isto
|
F4
|
Exibir os itens na lista ativa
|
Ctrl + Tab
|
Avançar nas guias
|
Ctrl + Shift + Tab
|
Voltar nas guias
|
Ctrl + número (número de 1 a 9)
|
Mover para guia n
|
Tab
|
Avançar nas opções
|
Shift + Tab
|
Voltar nas opções
|
Alt + letra sublinhada
|
Executar o comando (ou selecionar a opção) que é usada com essa letra
|
Barra de espaço
|
Marcar ou desmarcar a caixa de seleção caso a opção ativa seja uma caixa de seleção
|
Backspace
|
Abrir uma pasta um nível acima caso uma pasta esteja selecionada na caixa de diálogo Salvar Como ou Abrir
|
Teclas de direção
|
Selecionar um botão caso a opção ativa seja um grupo de botões de opção
|
Atalhos de teclado do Explorador de Arquivos
Pressione esta tecla
|
Para fazer isto
|
Alt + D
|
Selecionar a barra de endereços
|
Ctrl + E
|
Selecionar a caixa de pesquisa
|
Ctrl + F
|
Selecionar a caixa de pesquisa
|
Ctrl + N
|
Abrir uma nova janela
|
Ctrl + W
|
Fechar a janela ativa
|
Ctrl + roda de rolagem do mouse
|
Alterar o tamanho e a aparência dos ícones de arquivo e pasta
|
Ctrl + Shift + E
|
Exibir todas as pastas acima da pasta selecionada
|
Ctrl + Shift + N
|
Criar uma nova pasta
|
Num Lock + asterisco (*)
|
Exibir todas as subpastas da pasta selecionada
|
Num Lock + adição (+)
|
Exibir o conteúdo da pasta selecionada
|
Num Lock + subtração (-)
|
Recolher a pasta selecionada
|
Alt + P
|
Exibir o painel de visualização
|
Alt + Enter
|
Abrir a caixa de diálogo Propriedades do item selecionado
|
Alt + Seta para a direita
|
Exibir a próxima pasta
|
Alt + Seta para cima
|
Exibir a pasta na qual a pasta estava
|
Alt + Seta para a esquerda
|
Exibir a pasta anterior
|
Backspace
|
Exibir a pasta anterior
|
Seta para a direita
|
Exibir a seleção atual (se estiver recolhida) ou selecionar a primeira subpasta
|
Seta para a esquerda
|
Recolher a seleção atual (se estiver expandida) ou selecionar a pasta na qual a pasta atual estava
|
End
|
Exibir a parte inferior da janela ativa
|
Home
|
Exibir a parte superior da janela ativa
|
F11
|
Maximizar ou minimizar a janela ativa
|
Atalhos de teclado das áreas de trabalho virtuais
Pressione esta tecla
|
Para fazer isto
|
Windows + Tab
|
Abrir a Visão de tarefas
|
Windows + Ctrl + D
|
Adicionar uma área de trabalho virtual
|
Windows + Ctrl + Seta para a direita
|
Alternar áreas de trabalho virtuais criadas à direita
|
Windows + Ctrl + Seta para a esquerda
|
Alternar áreas de trabalho virtuais criadas à esquerda
|
Windows + Ctrl + F4
|
Fechar a área de trabalho virtual que você está usando
|
Atalhos de teclado da barra de tarefas
Pressione esta tecla
|
Para fazer isto
|
Shift + clique em um botão da barra de tarefas
|
Abrir um aplicativo ou abrir rapidamente outra instância de um aplicativo
|
Ctrl + Shift + clique em um botão da barra de tarefas
|
Abrir um aplicativo como um administrador
|
Shift + clique com o botão direito do mouse em um botão da barra de tarefas
|
Mostrar o menu da janela do aplicativo
|
Shift + clique com o botão direito do mouse em um botão da barra de tarefas agrupado
|
Mostrar o menu da janela do grupo
|
Ctrl + clique em um botão da barra de tarefas agrupado
|
Alternar as janelas do grupo
|
Atalhos de teclado das configurações
Pressione esta tecla
|
Para fazer isto
|
Windows + I
|
Abrir configurações
|
Backspace
|
Voltar para a home page de configurações
|
Digitar em qualquer página com a caixa de pesquisa
|
Configurações de pesquisa
|
ORIENTAÇÕES PARA PRÁTICA DE LEITURA DURANTE O PERÍODO DE
QUARENTENA
Diante da atual situação que estamos vivendo, faz-se necessário que os professores se adequem para assistirem aos nossos alunos a distância. A presença do professor e o ambiente escolar não podem ser substituídos; mas é possível acompanhar, avaliar e desenvolver o aprendizado de nossos estudantes por meios alternativos. Nesse contexto, a presença pedagógica do professor deve extrapolar o
ambiente físico da sala de aula e se realizar através das ferramentas digitais de aprendizagem ou atividades pensadas para serem realizadas em casa. As práticas de leitura são as atividades pedagógicas muito favoráveis para se desenvolver em casa, e permitem a participação de toda família. É um momento de aprendizagem coletiva e de afeto, onde todos se beneficiam, fortalece vínculos e auxilia na aprendizagem de nossos estudantes através de atividades lúdicas e atrativas, principalmente se forem realizadas com o apoio das ferramentas digitais.
POSSIBILIDADES VIRTUAIS PARA REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE LEITURA
Responsável: O professor promotor da leitura, de cada unidade escolar, a partir de sua casa ou da
escola, poderá utilizar:
Ferramentas:
● Fichas de leitura impressa
● Cadernos e diários de anotações
● Pastas e caixas circulantes (que devem ser higienizadas)
● Google Sala de Aula
● Microsoft Class Notebook
● Microsoft Teams
● Centro de Mìdias do Estado de São Paulo - chat
As ferramentas digitais supracitadas permitem formar turmas virtuais e apresentar conteúdos multimídia.
Sugestões de Práticas de Leitura:
1) JOGOS DE LEITURA, REDE SOCIAL E CONVERSÕES NARRATIVAS
Ensino Fundamental Anos Finais
O professor, através de seu canal, agenda uma ou mais datas para desenvolver atividades de leitura com base em estratégia de jogos. Este tipo de prática consiste em propor diversos desafios de leitura. Por exemplo: a apresentação de um textos em código a ser decifrado ou propor que os estudantes busquem na internet fragmentos de determinados textos para a construção coletiva de uma narrativa.
Também é possível solicitar aos estudantes que usem a internet para transformar textos literários (poemas ou pequenos trechos em prosa) em posts de rede social.
Por fim o professor pode solicitar aos estudantes a conversão de um ou mais capítulos em áudio (podcast) ou vídeo animação.
2) CLUBE DE LEITURA E CINE DEBATE VIRTUAISEnsino Médio
● Primeiro momento: O professor, através do seu canal, indica obras literárias, documentários ou filmes para serem lidos ou assistidos pelos alunos em casa, e define uma data para uma reunião virtual.
● Segundo momento: O professor realiza uma discussão/debate sobre a obra escolhida. Podendo, inclusive, solicitar trabalhos aos estudantes. Essas devolutivas podem ser utilizadas como método avaliativo por diversos componentes.
* O foco são nas obras solicitadas nos principais vestibulares.
3) REESCREVENDO UMA HISTÓRIA
Ensino Fundamental Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio
Essa prática pode ser aplicada de diversas formas, as quais seguem abaixo, e se adequa aos diferentes segmentos pois o professor pode escolher o texto/obra de acordo com o nível dos estudantes.
A. Escrita coletiva: Com tema livre ou prévio, o professor solicita que um aluno por vez escreva um trecho (uma lauda, um parágrafo, a combinar) de uma história. Assim que finalizar, deve apresentá-lo aos demais, e outro aluno prossegue com a atividade. A apresentação das partes redigidas pode se dar em forma de áudios, ou através do envio do texto pelo chat;
B. Final Alternativo ou continuação: Lê-se uma história em conjunto, e os alunos devem recriar o final ou dar continuidade a história.
C. Transcriação: Consiste em solicitar que os alunos recriem uma história com elementos externos à obra, mas que sejam significativos em suas vidas. Um exemplo é a coleção clássicos fantásticos, elaborados pela A Lua de Papel, selo da editora LeYa. Entre os títulos estão: "A escrava Isaura e o Vampiro" e "Orgulho e Preconceito e Zumbis".
4) VÍDEO RESENHA
Anos Finais e Ensino Médio
O professor solicita que os alunos gravem um vídeo com a resenha de uma obra. O formato da fala dos alunos também pode variar (casual, simulando um apresentador de tv, etc). Após, os alunos devem compartilhar o vídeo, ação que pode ser feita nas plataformas supracitadas ou através da redes sociais da escola.
Através dessa atividade, o aluno desenvolve diversas habilidades, pois necessitarão ler o texto, interpretá-lo, elaborar o roteiro e apresentá-lo.
5) JORNAL DE NOTÍCIASAnos Finais e Ensino Médio
O professor propõe que os alunos criem um jornal de notícias, o qual pode ter conteúdos variados, desde informações sobre o COVID-19, como também outras temáticas (suas rotinas, dicas de entretenimento, etc). O material elaborado pode ser divulgado através das redes sociais que a escola possua.
O Google Classroom é um serviço gratuito feito especialmente para professores e alunos. Inicialmente criado para as escolas que fazem parte do projeto Google for Education, ele faz uso do serviço de armazenamento em nuvem Google Drive, a fim de que possam facilitar a relação entre os estudantes, os professores e os deveres de casa.
Uma vez que a turma esteja conectada, as tarefas passam a ser organizadas de forma online. Além dessa facilidade, esse aplicativo, que já pode ser utilizado também em aparelho celular, possibilita ao aluno tirar fotografias e compartilhar os arquivos de outros aplicativos com os seus amigos. Qualquer um dentro do grupo de aula poderá enviar arquivos PDF para o restante da turma pelo celular.
Como funciona o Google Classroom?
A ferramenta funciona, basicamente, como um sistema que gerencia todos os conteúdos, sendo mais um dos aplicativos disponibilizados pelo Google. O seu principal objetivo é facilitar e tornar simples a criação, a distribuição e a avaliação dos trabalhos.
Hoje o aplicativo já se encontra disponível, de forma gratuita, tanto nos navegadores web quanto nas formas de aplicativos para os sistemas Android e iOS. Graças à sua navegação otimizada, é possível utilizá-lo de qualquer dispositivo.
Para poder utilizá-lo, é necessário apenas que se tenha uma conta no Google. Já tendo, é só você baixar o aplicativo e fazer o login.
Após logar no aplicativo, você já terá a permissão para criar uma sala de estudos. Para isso, você terá que clicar no ícone “+”, que fica do lado do e-mail, para poder criar a sala. Após isso, clique em “criar turma”, nomear a turma e descrever o assunto e o tópico principal dela.
Qualquer pessoa que tenha conta no Google poderá fazer uso do aplicativo. Mas se for o professor e ele tiver associação a alguma escola, é recomendado que ele associe a sala de aula virtual com o perfil profissional da escola.
Funções do Google Classroom
Desenvolvido para pessoas que possuem projeto educacional e estão querendo reunir alunos em uma plataforma digital, o Google Classroom é bem simples de ser utilizado, e permite que você crie uma sala de aula, adicione os alunos por e-mail e elabores alguns deveres para compartilhar na agenda da sala. Ainda é possível que haja interação em tempo real com os alunos, estando dentro ou fora da sala de aula.
Entre os seus recursos do sistema de gerenciamento de conteúdo estão a anexação de links e arquivos relevantes. Ainda é possível destacar uma data para a conclusão das tarefas. Quanto aos alunos, eles poderão visualizar os conteúdos e as tarefas da sala de aula, além de poderem anexar o trabalho pronto e enviar ao professor por meio da ferramenta.
Uma vez criada, a sala de aula virtual possui três funções: mural, alunos e sobre. O “mural” é onde estão os acontecimentos das outras redes sociais. Nele estão as principais atividades da turma.
Na função “alunos”, estão todos os integrantes do curso.
E em “sobre”, é possível que haja uma mudança nas características da turma, como detalhes da agenda.
Acesse aqui:
Nenhum comentário:
Postar um comentário