ENSINO MÉDIO







Série: 1ª do Ensino Médio
Sugestões de habilidades do Currículo do Estado de São Paulo: Reconhecer, na linguagem cartográfica e nos produtos do sensoriamento remoto, formas indispensáveis para visualizar fenômenos naturais e humanos segundo localizações geográficas; Aplicar recursos cartográficos na leitura e na confecção de mapas, como meio de visualização sintética da relação entre realidades geográficas distintas.
Competência Geral da BNCC: C2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Após a realização das situações de aprendizagem 1 e 2 do Caderno do Aluno, os estudantes estão aptos para reconhecer os elementos dos mapas e identificar o que eles estão comunicando, e quais são os seus elementos. Propomos o desenvolvimento de atividades complementares que permitam aos estudantes aprofundar os seus conhecimentos pesquisando mapas temáticos (em sites, atlas ou livro didático) sobre temas socioeconômicos, geopolíticos, ambientais entre outros, para que identifiquem os elementos dos mapas e o que eles comunicam, qual sua temporalidade, qual o título, o espaço representado, seus limites, a escala, como as informações estão organizadas na legenda, as semelhanças e diferenças entre os lugares representados, se possuem erros cartográficos, a veracidade das informações que transmitem, entre outros aspectos.
Outras sugestões de atividades que podem ser propostas em seu planejamento, é o reconhecimento da utilização dos produtos cartográficos no seu cotidiano e principalmente os que estão aparecendo na mídia sobre a Pandemia do COVID-19.
Para apoio à pesquisa, sugerimos alguns atlas digitais onde podem ser encontrados mapas temáticos diversos:
Atlas Escolar Digital do IBGE, disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/mapas-atlas>(Acesso em: 16 mar. 2020).
Atlas digitais do Atelier de Cartographie SciencesPo, disponível em: <https://espace-mondial-atlas.sciencespo.fr/fr/> e <http://cartotheque.sciences-po.fr/> (Acesso em: 16 mar. 2020).



Série: 2ª do Ensino Médio
Sugestões de habilidades do Currículo do Estado de São Paulo: Ler e interpretar mapas e gráficos para extrair informações que permitam identificar singularidades e distinções das diversas etapas da formação territorial do Brasil; Comparar as diferentes formas de regionalização do Brasil.
Competência Geral da BNCC: C2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.


 Para atividade de aprofundamento, sugerimos a retomada das orientações dispostas no Caderno do Professor Volume 1, referente A GÊNESE GEOECONÔMICA DO TERRITÓRIO BRASILEIRO A FORMAÇÃO DAS FRONTEIRAS BRASILEIRAS. Você pode propor pesquisas e questionários explorando mapas existentes no material do aluno e em livros didáticos.
Outra sugestão é a proposta de uma pesquisa que resulte na elaboração de uma produção escrita, você ainda pode propor um roteiro de escrita científica. Se for necessário, indique links e páginas do livro didático para consulta.
Recomendamos ainda explorar as sessões “Saiba Mais” que se encontram ao final de cada tema no Caderno do Aluno. Encorajamos a utilização de plataformas digitais, bem como o caderno dos alunos e livros didáticos disponíveis.
Para apoio à pesquisa, sugerimos alguns atlas digitais que podem ser encontrados mapas temáticos diversos:
Mapa Evolução da divisão territorial, disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/15771-evolucao-da-divisao-territorial-do-brasil.html?=&t=acesso-ao-produto (Acesso 16 de mar de 2020).
Mapa Evolução da população total, disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/estrutura-territorial/15771-evolucao-da-divisao-territorial-do-brasil.html?=&t=acesso-ao-produto acesso (Acesso 16 de mar de 2020).
Matéria do jornal da USP com o título: “Os indígenas e os impactos da colonização europeia, disponível em : https://jornal.usp.br/atualidades/os-indigenas-e-os-impactos-da-colonizacao-europeia/ (Acesso 16 de mar de 2020).
Vídeo Chegada dos portugueses ao Brasil, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=32yOeie37Z0 (Acesso 16 de mar de 2020).




Série: 3ª do Ensino Médio
Sugestões de habilidades do Currículo do Estado de São Paulo: Analisar situações representativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente; Identificar os processos de integração regional na ordem mundial contemporânea, apontando o papel dos órgãos multilaterais na integração latino-americana.
Competências Gerais da BNCC: C7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta; C9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Como atividade de aprofundamento das habilidades e competências trabalhadas no 1º bimestre, sugerimos que o professor trabalhe com a elaboração de um Projeto de Lei sobre as temáticas trabalhadas no Caderno do Aluno até aqui. Apesar das atividades propostas aqui terem como alvo os(as) estudantes da 3ª série do Ensino Médio, acreditamos que os(as) alunos(as) de todas as séries do Ensino Médio poderiam se beneficiar dos Programas trazidos abaixo.
Podemos utilizar como base o Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), uma oportunidade para que estudantes do ensino médio possam experimentar a jornada de trabalho dos deputados federais. Eles tomam posse e exercem o mandato como deputados jovens durante cinco dias na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Objetivos pedagógicos do PJB:
     Reconhecer as diferenças na sociedade brasileira em termos de características culturais e desenvolvimento socioeconômico;
     observar as múltiplas perspectivas de soluções na análise e deliberação de projetos de lei;
     participar de debates e discussões, expressando seu ponto de vista de maneira argumentativa e respeitosa, ouvindo atentamente e procurando compreender o ponto de vista do seu interlocutor;
     analisar os diversos aspectos da tomada de decisão no contexto do Poder Legislativo e seus impactos nos processos de representação como a confiança e a legitimidade;
     identificar os desafios e obstáculos para a vivência da democracia nas relações sociais e também nas instituições políticas.
Para trabalhar com o PJB podemos encontrar materiais de como fazer um Projeto de Lei, entre outros, no site da Câmara dos Deputados  https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem ( Acesso em: 16 mar. 2020 ).
Outra atividade que pode ser proposta para os estudantes é a participação no Programa Jovem Senador. Este programa é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.
A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.
Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos com o tema anual “Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania”
Informações mais detalhadas podem ser obtidas no site do Senado Federal https://www12.senado.leg.br/jovemsenador ( Acesso em: 16 mar. 2020).





Educativos do ENEM (Geografia) são ferramentas de aprofundamento de estudos voltadas àqueles que desejam explorar os conteúdos da Educação Básica, a partir das questões das últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Possibilita estudar geografia por meio dos seguintes eixos temáticos:
• Sociedade e Natureza;
• Geografia Política e Econômica;
• Geografia do Brasil;
• Cartografia e Conceitos Geográficos;
• Geografia Urbana.

O estudante tem acesso: artigos, vídeos, apostilas e questões do ENEM para estudar ou revisar conceitos da Geografia.


Currículo Paulista | Apresentação da área de Ciências Humanas 01/04/2020 9h às 10h




//https://drive.google.com/file/d/1JZJWJp3G0Ol46mcUFtySCzq2vBsV0Sau/view

https://drive.google.com/drive/folders/1HQw8IxD-CbdGQ5CyYJsh49lYDUH8PCMa






O Professor José Roberto Mathias trás uma reflexão sobre a leitura em tempos atuais. Estamos no início da segunda década do século XXI. A tecnologia deixou de ser distante para ser cotidiana?
Confira, comente e compartilhe!


Não deixe também de conferir as atividades, trilha pedagógica, modelo calendário e banco de questões que a Maestro Educação disponibiliza gratuitamente para educadores, educandos e pais.


Gostaria de compartilhar com vocês. É um material elaborado pela Maestro Assessoria! Lá tem atividades!!!





A BNCC do Ensino Médio: Ciências Humanas

Assim como foi feito para a construção do Currículo Paulista da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, para a etapa do Ensino Médio a construção vem sendo realizada de forma colaborativa entre os profissionais das redes pública e privada da educação básica e do ensino superior, além de incorporar a participação dos estudantes e da comunidade.

Esse Currículo definirá as aprendizagens que deverão ser garantidas a todos os estudantes paulistas durante essa última etapa da Educação Básica. Contemplará as aprendizagens essenciais a todos os estudantes na formação geral básica e, de forma indissociável, nos itinerários formativos organizados por área de conhecimento e formação técnica e profissional, respeitando as especificidades regionais do estado de São Paulo e das expectativas dos nossos estudantes.

No Currículo Paulista encontramos os princípios da educação integral, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes paulistas, por meio das competências e habilidades essenciais que propiciam o protagonismo, a autonomia e a construção do seu projeto de vida. 

COMO FICA ORGANIZADO O ENSINO MÉDIO PAULISTA? 








O QUE É A BNCC?


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto das aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. E, com isso, tem assegurados os direitos de aprendizagem e desenvolvimento conforme preconiza o Plano Nacional de Educação (PNE). A BNCC (2018) afirma que:

" [...] este documento normativo aplica-se exclusivamente à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), e está orientado pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN). "(MEC, BRASIL, 2018)

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf





Ciências Humanas


A área de Ciências Humanas contribui para que os alunos desenvolvam a cognição in situ, ou seja, sem prescindir da contextualização marcada pelas noções de tempo e espaço, conceitos fundamentais da área. 
Cognição e contexto são, assim, categorias elaboradas conjuntamente, em meio a circunstâncias históricas específicas, nas quais a diversidade humana deve ganhar especial destaque, com vistas ao acolhimento da diferença.
O raciocínio espaço-temporal baseia-se na ideia de que o ser humano produz o espaço em que vive, apropriando-se dele em determinada circunstância histórica. 
A capacidade de identificação dessa circunstância impõe-se como condição para que o ser humano compreenda, interprete e avalie os significados das ações realizadas no passado ou no presente, o que o torna responsável tanto pelo saber produzido quanto pelo controle dos fenômenos naturais e históricos dos quais é agente. 
A abordagem das relações espaciais e o consequente desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal no ensino de Ciências Humanas devem favorecer a compreensão, pelos alunos, dos tempos sociais e da natureza e de suas relações com os espaços. A exploração das noções de espaço e tempo deve se dar por meio de diferentes linguagens, de forma a permitir que os alunos se tornem produtores e leitores de mapas dos mais variados lugares vividos, concebidos e percebidos. 

Currículo Paulista Ensino Fundamental



O Currículo foi construído de forma colaborativa, envolvendo profissionais da Educação das redes municipais, estadual e privada de ensino, que contribuíram com saberes, procedimentos, reflexões e experiências a respeito da prática docente nos diferentes componentes curriculares.
Acesse


2ª FORMAÇÃO DO CURRÍCULO PAULISTA (11/12/19)

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/01/03-EF-Cie%CC%82ncias-Humanas-2%C2%AA-Formac%CC%A7a%CC%83o-do-Curri%CC%81culo-Paulista.pdf




Ciências Humanas
A Ciência Humana resulta na acumulação cultural gerada pela sociedade em diferentes tempos e espaços. Seu estudo baseia-se nas artes, línguas e literatura clássica. O currículo dessa área de conhecimento engloba as disciplinas de Sociologia, Filosofia, Geografia e História.
Acesse aqui o currículo de Ciências Humanas

http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/781.pdf
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PCN - Ensino Fundamental - Introdução:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf

PCN - Ensino Fundamental - Geografia:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf

PCN Ensino Médio - Bases Legais:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf

PCN Ensino Médio - Ciências Humanas:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf

PCN+ Ensino Médio - Ciências Humanas:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf

Orientações Curriculares para o Ensino Médio:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf

Currículo do Estado de São Paulo - Ciências Humanas e Suas Tecnologias
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/43/Files/CHST.pdf
http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/781.pdf

Escola Digital: http://escoladigital.org.br/

Revistas Geografia
http://geografia.uol.com.br/geografia/

Revista Caros Amigos
http://www.carosamigos.com.br/

Revista Nova Escola
http://revistaescola.abril.com.br/

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
http://www.inpe.br/

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
http://www.ibge.gov.br/home/


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