ATUALIDADES







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Pessoal conheçam a filmoteca indígena do Armazém Memória, que está chegando na 2ª meta de postar 200 filmes e aí vai dobrar a meta e buscar subir 400.
O canal está organizado com 5 tipos de catálogos, por décadas, etnia, região, tema (ainda em processo de avaliação e construção) e em ordem alfabética dos filmes...
Além disso buscou reunir séries, coletâneas, mostras e retrospectivas realizadas com conteúdos sobre os povos indígenas. Ajudem a fortalecer o canal se inscrevendo nele.
Se gostarem e quiserem acompanhar a evolução dessa coleta e disponibilização na internet acione o sino de notificações que vc será informado a cada nova postagem de filme e convide os amigos e amigas a conhecerem o canal e os povos indígenas retratados nos filmes...
Faça o link do canal chegar aos povos do Brasil e seus professores e professoras.
E claro, tendo sugestões de filmes a buscar, principalmente os mais antigos dos anos 70, 80 e 90, que são mais difíceis de mapear, entre em contato por e-mail, que está na sessão sobre do canal...
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via Marcelo Zelic








O QUE É UM CICLONE BOMBA


O Brasil, que até recentemente se achava imune a desastres naturais, aprendeu uma palavra nova nesta semana: "ciclone bomba". Hoje, você vai entender que fenômeno é esse e vai saber as razões pelas quais é bom ir se acostumando com esse tipo de coisa.

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COMPETÊNCIAS SÓCIO EMOCIONAIS PARA CONTEXTOS DE CRISE



Informações, estratégias e práticas para famílias e educadores desenvolverem habilidades socioemocionais na educação durante a crise da pandemia Covid-19.

https://institutoayrtonsenna.org.br/content/institutoayrtonsenna/pt-br/socioemocionais-para-crises.html?utm_source=site&utm_medium=home-destaque#curso


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PALESTRA LEANDRO KARNAL

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Webinário - Saúde mental: o grande desafio da pandemia

A instituição escolar é um local de muitas interações que constituem uma troca diária entre professores e alunos. Com o contexto atual de pandemia em que essa troca diária presencial foi quebrada e outros aspectos foram sendo agregados ao contexto, como o isolamento social, as aulas remotas, as dificuldades encontradas por professores e alunos na relação remota intermediada pela tecnologia um aspecto tem sido muito discutido na educação: a saúde mental. O nosso diálogo tem o objetivo de se constituir como um espaço de discussão a respeito de como está a saúde mental de professores e alunos no contexto atual. Seja bem-vindo(a) e acolhido(a) nessa conversa.

https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=38

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Acervo de Geo


https://cdn2.hubspot.net/hubfs/1653949/QQD69_Cartogafia.pdf?__hstc=256647188.73fb4d8fe7acbd8882f7dc431d92237f.1589773675043.1591916312850.1591967929930.4&__hssc=256647188.13.1591967929930

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Acervo de livros ANTIRRACISTAS





Acervo de livros (há literatura infanto-juvenil também!), teses/dissertações, slides, artigos, cartilhas etc. antirracista:
https://drive.google.com/drive/folders/1bGby1TQMVyAvltmUPuPli6-JsaqW2xfq?usp=sharing

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Na pandemia, educação a distância é duplo desafio para alunos com deficiência

PROFESSORAS PRECISAM DRIBLAR DIFICULDADES TECNOLÓGICAS E A NECESSIDADE DE ATENÇÃO INDIVIDUAL. ESPECIALISTAS RECOMENDAM PARCERIAS COM AS FAMÍLIAS



Https://revistaesquinas.casperlibero.edu.br/educacao/escolas-e-universidades/na-pandemia-educacao-a-distancia-e-duplo-desafio-para-alunos-com-deficiencia/


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Roda Viva | Yuval Harari | 11/11/2019


No Roda Viva, Daniela Lima recebe o israelense Yuval Harari, professor de História da Universidade Hebraica de Jerusalém. PHD pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, ele é autor de 'Sapiens, uma breve história da humanidade' e '21 lições para o século 21', que venderam mais de 20 milhões de exemplares em todo o mundo. Em suas obras, nas palestras e entrevistas, Harari trata de questões atuais, como: a humanidade, como a conhecemos, vai desaparecer? O homem está tentando assumir o papel de Deus? Estamos ameaçados pelo surgimento de ditaduras digitais, que seguem as pessoas o tempo todo? O Roda Viva é transmitido ao vivo com interpretação em Libras na TV Cultura, Facebook, Twitter, aplicativo Cultura Digital e neste canal. Facebook: https://www.facebook.com/rodaviva Twitter: http://www.twitter.com/rodaviva Siga a TV Cultura: - Facebook: https://www.facebook.com/tvcultura - Twitter: https://twitter.com/tvcultura - Instagram: https://www.instagram.com/tvcultura


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Guerra contra a Covid-19 - Sebastião Salgado e a defesa dos índios da Amazônia contra a Covid-19

https://www.youtube.com/watch?v=jcrJCUAHQuo&feature=youtu.be
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Contra a COVID-19

Esta pandemia impacta fortemente a Agenda 2030. Amplia a pobreza e a desigualdade social, limita a disponibilidade de serviços médicos e gera prejuízos à saúde da população mundial. Esperamos que a crise gere reflexão e uma mudança generalizada de comportamento para que o mundo, mesmo com todas essas dificuldades, consiga atingir os ODS nesses 10 anos que temos até 2030. Como a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, o Pacto Global está buscando mobilizar as empresas em ações de apoio neste momento tão crítico da sociedade brasileira e mundial.
https://www.pactoglobal.org.br/pg/pacto-contra-covid-19

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Competências do professor (Aula 7, parte 1)

Neste vídeo, o Professor Nilson José Machado apresenta a primeira parte da aula "Competências do professor", na Faculdade de Educação da USP.

Esta e as outras aulas da Disciplina de Tópicos de Epistemologia e Didática foram gravadas durante o segundo semestre de 2011, na USP, pela UnivespTV, da Fundação Padre Anchieta.




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Por que a circulação de pessoas tem peso na difusão da pandemia

Difusão da Covid-19 no país segue modelo relacionado a interações espaciais na rede urbana
https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/35626/por-que-a-circulacao-de-pessoas-tem-peso-na-difusao-da-pandemia

Vamos conhecer outros sites:-
https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6

https://infographics.channelnewsasia.com/covid-19/map.html?fbclid=IwAR24z3koFSnGz-reI_MW4ckXJ8RvEbrGgctUQuEv7t7cb-jC6yMusrv3Xac


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Webinar APROGEO 08/06/2020 - Geografando o COVID-19 nas Periferias Urbanas

Entrevista com o geógrafo e cientista de dados Ronnie Aldrin Silva, sobre o levantamento feito em periferias urbanas do Brasil junto à Fundação Pérsemo Abreu.

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quando passar um avião perto, dá pra ver daí o tipo, de onde veio, ou pra onde vai... velocidade, altitude, etc
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Globo Repórter' exibirá 'Em Pauta' com jornalistas negros
REDAÇÃO - O ESTADO DE S.PAULO
04/06/2020, 15:41

https://emais.estadao.com.br/noticias/tv,globo-reporter-reexibira-em-pauta-com-jornalistas-negros,70003324827


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01/06 - Palestra com Leandro Karnal


O Documento Orientador para as atividades escolares não presenciais traz orientações aos professores sobre o uso de diferentes recursos, digitais ou não, a fim de que os estudantes possam realizar as atividades escolares não presenciais, devido à suspensão das atividades escolares, motivadas pelo reconhecimento de calamidade pública, decorrente da pandemia do COVID-19 e prevenção de contágio. 

Para potencializar a continuidade da aprendizagem mesmo de forma não presencial, a SEDUC criou o Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP), que permite o acesso às aulas tanto por meio da televisão aberta quanto por meio de aplicativo com internet patrocinada pela SEDUC, o que possibilita que tanto estudantes quanto profissionais da rede possam acessar os conteúdos gratuitamente, sem precisar utilizar internet própria. Tal recurso amplia as oportunidades de acesso às aulas mediadas por tecnologia.





Documento orientador - Atividades a distância - Abril de 2020 Pág 1 / 60 
Disponível em<



A Diretoria de Ensino – Região de Tupã, comunica a todos que a Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo desenvolveu o aplicativo Centro de Mídias SP – CMSP, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, com a utilização de tecnologias para a formação de professores e a transmissão de aulas para os alunos da rede estadual de ensino de São Paulo. Por meio dele, é possível assistir e participar de aulas, ao vivo, e com interação, com professores da rede estadual e outros especialistas, além de outras programações de educação, cultura e entretenimento, com diversos conteúdos Basta baixar o aplicativo no seu celular Androide ou IOS, buscando por CMSP. 

          O aplicativo está disponível para dispositivos com sistema operacional Android ou iOS e pode ser baixado pelos links: 

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=tv.ip.edusp&amp;hl=pt_BR

IOS: https://apps.apple.com/br/app/cmsp/id1504204115

Estando no aplicativo, clicar na aba canais e procurar as aulas e programas disponíveis.

Para saber mais, acesse: https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE TUPà








Alunos das escolas estaduais de SP vão ter aulas por aplicativo com internet gratuita durante recesso por coronavírus, diz secretário.De acordo com Rossieli Soares, aplicativo deve ser disponibilizado aos estudantes em até duas semanas. Recesso de abril foi antecipado.


Aplicativo do Centro de Mídias da Educação de São Paulo. 
Para acessar o app, basta:

1 - Baixar o aplicativo Centro de Mídias SP na Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=tv.ip.edusp) ou Apple Store *(https://apps.apple.com/br/app/cmsp/id1504204115).

2 - Se autenticar no aplicativo usando o mesmo login e senha da SED





https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/sites/12/2020/04/como-utilizar-o-centro-de-midias-sp.pdf





Material impresso será distribuído aos alunos a partir do dia 27; objetivo é fazer com que estudantes se mantenham motivados a estudar durante o isolamento social

Em anúncio nesta quinta-feira (16), o Governador João Doria e o Secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, anunciaram a distribuição de kits com material impresso contendo apostilas de matemática e língua portuguesa, gibis da Turma da Mônica, livros paradidáticos e manual de orientações às famílias e do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP). A entrega ocorrerá a partir do dia 27 de abril.

“O kit contém apostilas de matemática e português, livros didáticos e gibis da Turma da Mônica. O investimento é de R$ 19,5 milhões do Governo do Estado de São Paulo. O material contempla informações aos pais, aos seus filhos e contribui para o estudo à distância”, disse Doria.

Além de ser um material de estudos aos alunos, os kits contemplam informações também aos pais e responsáveis sobre como estudar em casa no período de suspensão das aulas presenciais.

O material organizado pela Secretaria de Estado de Educação será entregue para os 3,5 milhões de alunos matriculados na rede estadual de São Paulo. Além dos estudantes das escolas estaduais, alunos de mais de 470 redes municipais do Estado também serão contemplados com o manual de orientação aos pais.

“O objetivo é ajudar famílias e alunos durante este período, para que sigam aprendendo mesmo em casa e se mantenham motivados a estudar”, destaca o Secretário Rossieli Soares.

O material inclui brincadeiras que as famílias podem desenvolver com os bebês ou crianças; sugestões de como podem apoiar os adolescentes em seus estudos e atividades adequadas aos alunos de diferentes idades.

Distribuição 

Os kits serão disponibilizados nas escolas e os alunos deverão retirá-los por meio de um escalonamento, a partir do dia 27 de abril, a ser organizado pelas Seduc e Diretorias de Ensino para que não haja aglomerações.

A distribuição para cerca de 10% dos alunos da rede que estão localizados em áreas rurais e mais afastadas será feita por meio do transporte escolar. A Polícia Militar e as Guardas Municipais também darão apoio à logística de distribuição dos materiais.

Cada aluno dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio receberá um kit com quatro apostilas: de língua portuguesa, de matemática, com orientações gerais e sobre a utilização do Centro de Mídias SP. Serão impressos 13 milhões de materiais.

Já os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental receberão kit com quatro apostilas, além de um livro, um gibi da Turma da Mônica e uma ficha de leitura cada. Ao todo, são 1,2 milhão de unidades de livros e gibis.

Com as cartilhas, os pais poderão ajudar seus filhos e contribuir com sua formação, independentemente de sua escolaridade. Para isso, é importante que organizem uma rotina para que os filhos possam estudar todos os dias.

Para o desenvolvimento das atividades escritas, familiares alfabetizados ou professores, à distância, poderão apoiar os alunos e responsáveis no entendimento dos materiais enviados.

Calendário

As aulas na rede estadual de São Paulo estão suspensas desde o dia 23 de março como medida de controle à propagação do coronavírus. A Seduc antecipou o período de férias e recesso escolar, e as aulas que contarão como dias letivos recomeçam no dia 27 de abril.

De 22 a 24 de abril, professores e todos os servidores das 5,1 mil escolas estaduais receberão formação com orientações sobre a forma de atuação durante o período de aulas suspensas.

Aplicativo para educação infantil e anos iniciais

O Governo de São Paulo lançou no dia 3 o Centro de Mídias da Educação de SP (CMSP), uma plataforma que vai permitir que os estudantes da rede estadual tenham acesso a aulas ao vivo, videoaulas e outros conteúdos pedagógicos mesmo durante o período do isolamento social.

A partir da próxima semana também estará disponível um segundo aplicativo para download, o CMSP Educação Infantil e Anos Iniciais, com conteúdo exclusivo para essas etapas de ensino.

O aplicativo do Centro de Mídias SP já está disponível para os sistemas Android e IOS. Para ter acesso, estudantes e professores da rede estadual terão de fazer o login com os mesmos dados usados na Secretaria Escolar Digital (SED). O aplicativo Centro de Mídias SP foi desenvolvido pela IP.TV e doado à Secretaria de Estado de Educação durante a suspensão das aulas.

Além da ferramenta que vai viabilizar o ensino presencial mediado por tecnologia, o Governo de São Paulo também entrou em acordo com a TV Cultura, que vai transmitir as aulas por meio dos canais digitais 2.2 – TV Univesp e 2.3 – TV Educação.

A Seduc vai patrocinar internet para que alunos e professores da rede tenham acesso aos conteúdos via celular, sem qualquer custo. Para isso, firmará contrato com cada uma das quatro maiores operadoras de telefonia: Claro, Vivo, Oi e Tim.

Dessa forma todo estudante da rede poderá desfrutar das atividades do aplicativo sem utilizar o pacote 4G do celular, sinal de internet wi-fi, ou mesmo quando estiver sem créditos.





A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, Undime São Paulo e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lançaram na tarde desta segunda-feira, 30, durante a videoconferência sobre as estratégias de apoio ao estudo em casa, um material com orientações às famílias dos estudantes das redes estadual e municipal de São Paulo. O material apresentado pela Presidente da Undime São Paulo, Márcia Bernardes, do Secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva, entre outras lideranças, busca minimizar os efeitos de afastamento temporário e suspensão das aulas por causa da COVID-19, o novo coronavírus, de interesse internacional. A adesão poderá ser feita até o dia 1° de abril, quarta-feira.
Construído em regime de colaboração e cooperação e com base no Currículo Paulista, referencial curricular que visa o desenvolvimento integral dos estudantes, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas competências gerais, o material conta com orientações e atividades que poderão ser realizadas com bebês, crianças, jovens e adultos, já que é um guia construído para a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e para os discentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Na “Carta para as famílias”, presente na introdução do guia, os organizadores dizem que os pais/responsáveis encontrarão dicas de como apoiar os estudantes para que “se mantenham motivados a estudar e seguir aprendendo”. “Os pais não são professores e não podem assumir essa responsabilidade mas, como familiar, podem apoiar na jornada de aprendizagem dos filhos filhos”, destacou Caetano Siqueira, Coordenador da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria de Estado.
“É um desafio muito grande aos municípios fazer atividades a distância para a Educação Infantil. Essas orientações não se tratam de uma compensação de aula e de uma Educação a Distância (EAD). Esse material é de orientação para que nós, educadores, possamos incentivar os pais, principalmente os responsáveis de alunos da Educação Infantil. Esse é o momento onde as famílias poderão se aproximar, ainda mais, da vivência pedagógica nesse período de suspensão das aulas”, destacou a presidente da Undime São Paulo.


Faço o download do material clicando em: 





Prezados diretores, professores coordenadores e demais educadores,


Dando continuidade nas discussões sobre o Currículo Paulista do Ensino Médio, seguem algumas orientações/informações:

1. Todas as informações da etapa do Ensino Médio do Currículo Paulista estão no site: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/ 

2. A versão preliminar da etapa do Ensino Médio do Currículo Paulista, bem como o questionário específico para professores, está disponível para consulta pública até o dia 19/04/2020 no link: https://sed.educacao.sp.gov.br/QuestionarioCurriculo/Index 

3. Nos próximos dias, haverá seis videoconferências com a participação dos redatores especialistas que participam da construção para apresentar o documento. A transmissão será pela rede do saber com link aberto ( http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/ ), conforme cronograma a seguir:

26/mar às 10h - informação geral sobre o currículo, texto introdutório
31/mar às 9h - apresentação da área de linguagens
31/mar às 15h - apresentação da área de matemática
1/abr às 9h - apresentação da área de ciências humanas
1/abr às 15h - apresentação da área de ciências da natureza
2/abr às 9h - apresentação da formação técnica e profissional

Solicitamos que seja amplamente divulgadas as videoconferências para os profissionais da área assistirem por Streaming.

4. O MEC disponibilizou cursos sobre a BNCC para as áreas do conhecimento. Finalizando o curso o professor receberá um certificado emitido pelo MEC que será validado pela EFAPE que contará para a evolução funcional no caso dos professores da rede estadual paulista.

O link para se cadastrar é: http://avamec.mec.gov.br/#/usuario/cadastrar
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Tim Marshall associa as tensões da geopolítica internacional do passado e do presente a condicionantes geográficos


https://g1.globo.com/pop-arte/blog/luciano-trigo/post/2018/06/24/jornalista-investiga-o-impacto-da-geografia-no-destino-das-nacoes.ghtml

Estão abertas as inscrições para a




Olimpíada Brasileira de Cartografia! Podem participar alunos do #EnsinoMédio e #EnsinoFundamental.https://goo.gl/ncLEie — com Olimpíada Brasileira de Cartografia - OBRAC.
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Entenda o que pode ser feito em relação à prevenção e à suspeita de casos dentro das salas de aula POR: Ana Paula Bimbati
13 de Março | 2020 Com o aumento de casos do novo coronavírus no Brasil e no mundo, o decreto de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e escolas suspendendo aulas, a preocupação da sociedade com a disseminação da doença tem crescido. E, como um lugar que reúne profissionais, famílias, crianças e adolescentes diariamente, a escola precisa entender como pode se prevenir e também agir em casos de suspeita.https://novaescola.org.br/conteudo/18956/coronavirus-como-as-escolas-devem-lidar-com-a-pandemia
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Apartir desta semana, os professores podem se organizar para planejar atividades a serem trabalhadas com seus alunos a distância. Para esta primeira semana, indicamos que as habilidades a serem trabalhadas não sejam novas, mas sejam recuperadas e reforçadas as aprendizagens anteriores que são importantes para o percurso educacional dos estudantes.
Indicamos que sejam realizadas atividades que possam ser desenvolvidas a distância, tais como:
1. Projetos interdisciplinares que desenvolvam habilidades dos diferentes componentes curriculares: por exemplo, sobre o coronavírus, em que as habilidades dos diferentes componentes curriculares podem ser mobilizadas para desenvolver trabalhos sobre o vírus e seus impactos sociais. A reportagem deste link<https://porvir.org/como-e-possivel-discutir-o-coronavirus-por-diferentes-angulos/> apresenta algumas sugestões de possibilidades de como trabalhar com um projeto interdisciplinar sobre o coronavírus.
2. Listas de exercícios: para consolidar aprendizagens, como listas com atividades de matemática que desenvolvam intencionalmente determinadas habilidades do componente.
3. Leitura de textos, com perguntas a respeito dos textos a serem respondidas, ou outras atividades a serem desenvolvidas a partir deles. Sugere-se que os professores indiquem estratégias de leitura que contribuam para que os alunos compreendam os textos, a partir de seus conhecimentos prévios. Outro importante aspecto a ser considerado na leitura, são as possíveis relações que se pode estabelecer com informações já consolidadas, e deste modo, que os conhecimentos acerca do assunto possam ser ampliados com as novas informações presentes no texto. Nessa perspectiva, a leitura pode, para além da apreciação pessoal, contribuir para uma análise crítica, tendo em vista que a articulação dos conhecimentos já adquiridos de um determinado assunto.
4. Produção de textos: elaboração de textos de diferentes gêneros, para trabalhar com habilidades de língua portuguesa ou outras específicas de outros componentes curriculares.
5. Projetos de iniciação científica a partir de uma problemática do cotidiano do aluno.

Para o desenvolvimento dessas atividades em roteiros de estudos, indicamos alguns aspectos importantes a serem observados:

1. Estabelecer objetivos claramente: explicitar as habilidades a serem trabalhadas no roteiro de estudos. Atividades curtas e focadas, com objetivos de aprendizagem claros, tendem a ser mais eficazes.

1. Avaliação e feedback: utilizar instrumentos que possam contribuir para que o professor avalie se o aluno aprendeu o que se esperava, tal como indicado nos objetivos dos roteiros de estudos. Caso seja possível, as atividades realizadas podem ser devolvidas digitalmente (por exemplo, por meio de vídeos, listas de exercícios preenchidas ou redações enviadas por e-mail, WhatsApp ou outros meios), ou offline, no retorno das aulas. Será importante que os professores deem devolutivas para os alunos, para que identifiquem os avanços e dificuldades no processo de aprendizagem. Para que sejam efetivas, é importante que as devolutivas sejam específicas (por exemplo, indicando “Você foi bem aqui porque…” em vez de escrever apenas “Correto”), destacar em que o aluno evoluiu com relação ao passado (Percebi que agora você está conseguindo fazer…) e em que especificamente pode melhorar; e incentivar esforços adicionais para que todos os alunos avancem no processo de aprendizagem. No caso de listas de exercícios, por exemplo, os professores podem também disponibilizar vídeos ou documentos com a resolução comentada.


1. Duração estimada das atividades: registrar o tempo previsto para o desenvolvimento de cada atividade, para apoiar a organização dos alunos e possivelmente dos pais ou responsáveis.

1. Motivação em aprender: preferencialmente, propor atividades que despertem o interesse dos estudantes, para que efetivamente realizem as tarefas e com melhor qualidade.

Especialmente no caso dos anos iniciais do ensino fundamental, é essencial desenvolver estratégias de comunicação com os pais e responsáveis para que apoiem e cobrem seus filhos na realização das atividades.

Ao planejar quais recursos utilizar para o desenvolvimento das atividades, é essencial priorizar a utilização de recursos que estejam amplamente disponíveis a todos os alunos, tais como cadernos do aluno do São Paulo Faz Escola, Ler e Escrever ou EMAI, livros do PNLD, para garantir efetivas oportunidades de aprendizagem a todos. Além disso, podem ser utilizados outros recursos, tais como livros paradidáticos que os alunos tenham consigo para atividades de leitura.

Podem ser utilizados também recursos online, tais como videoaulas (selecionadas ou preparadas pelos próprios professores), plataformas de ensino a distância ou plataformas digitais, tais como o Currículo+ (link<https://curriculomais.educacao.sp.gov.br/>). Posteriormente a SEDUC enviará informações adicionais sobre o uso de softwares e aplicativos educativos a serem disponibilizados gratuitamente para uso dos alunos da rede estadual.

Ana Prado | 03/05/2016

O salário mínimo é uma realidade no dia a dia de muitos brasileiros. Todos os anos, o seu valor tende a aumentar, pelo menos nominalmente. Mas você sabia que nem sempre essa política existiu por aqui? Até 1940, não havia salário mínimo no Brasil. E mais: em alguns países ela continua a não existir, como na Suécia, na Noruega e na Itália. Vamos entender um pouco mais sobre o salário mínimo? 


HISTÓRIA DO MÍNIMO NO BRASIL


Quem instituiu o salário mínimo por aqui foi o então presidente Getúlio Vargas, por meio de uma lei que passou a vigorar no dia 1º de maio de 1940 (não por acaso, no Dia do Trabalho). Desde essa época, o valor mínimo a ser pago para um trabalhador mudou bastante, pois idealmente ele deve ter valor suficiente para moradia, alimentação, saúde, transporte, educação, vestuário, higiene e lazer – ou seja, tudo que é básico para uma pessoa ter qualidade de vida.

O salário mínimo surgiu, entre outras razões, porque mundialmente eram pagos salários baixíssimos para mulheres e jovens, em comparação com os valores pagos aos homens. A cada aumento, busca-se cobrir a inflação e acrescentar algo a mais para aumentar o poder aquisitivo dos brasileiros.

Nos anos 1960, a importância da política do salário mínimo era muito grande, pois mais de 70% dos trabalhadores recebiam esse valor ou até menos. Por outro lado, ele tinha um valor muito baixo. Depois do golpe militar de 1964, foi adotada uma política para manter o salário médio. Aumentos reais só aconteciam quando houvesse ganho na produtividade. O aumento era calculado baseado na inflação esperada. Como a inflação era quase sempre subestimada, nesse período houve uma significativa queda salarial.

Apesar dos reajustes melhorarem ao longo das décadas seguintes e o poder de compra da população aumentar, foi apenas a partir de 1994, com o Plano Real e o fim da hiperinflação, que o salário mínimo voltou a se valorizar. Os preços se estabilizaram e o poder de compra passou a ser o maior desde os anos 1950.

O SALÁRIO MÍNIMO HOJE

A política de estabelecer um piso salarial continua sendo essencial. O valor do salário mínimo em 2016 é de R$ 880, que certamente não chega a cobrir todas as necessidades básicas do trabalhador: o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) calcula que o salário mínimo necessário equivaleria a R$ 3.736 hoje.

Mesmo assim, o salário mínimo significa uma valorização do poder de compra para uma boa parcela da população. O Dieese divulgou em 2015 que mais de 46 milhões de brasileiros têm sua renda baseada no salário mínimo. Na região nordeste do Brasil, mais da metade de população que trabalha ganha um salário mínimo. Segundo o site oficial do Governo Federal, o valor de 2015 (R$ 788) era o maior, em termos reais, desde o ano de 1983.

Outra inovação importante foi a Lei Complementar 103, de 2000, que deu aos estados autonomia para decidir o valor do salário mínimo dentro de seus limites territoriais. Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina têm uma tabela própria do reajuste do valor do salário mínimo e não seguem o valor instituído pelo governo federal. Neste site você pode conferir os valores atuais para cada um desses estados. Vale notar, porém, que aposentados não recebem o valor regional, somente o federal.


QUAL É A REGRA USADA HOJE PARA CALCULAR O SALÁRIO MÍNIMO?


Desde 1994, o salário mínimo tem se valorizado aos poucos, mas com ganhos reais. Calcula-se que, em 2014, o valor havia aumentado 142% acima da inflação ao longo dos 20 anos anteriores.

Como isso foi possível? A explicação envolve, além de fatores macroeconômicos favoráveis – como a estabilização econômica após o Plano Real e o ótimo momento econômico vivido nos anos 2000 –, a política ativa de valorização do salário mínimo que o governo brasileiro tem adotado ao longo desse tempo. Centrais sindicais pressionaram o governo desde 2004 a ceder aumentos expressivos do mínimo e também a criar regras de longo prazo. Foi assim que houve reajustes de 15% em 2005 e de 16% em 2006 (mesmo com índices de inflação relativamente baixos).

A partir de 2006, centrais sindicais e o governo acordaram a regra que tem regido o reajuste do salário mínimo: o cálculo leva em conta a inflação do ano anterior mais o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do ano retrasado. Detalhe importante: se o crescimento do PIB for negativo, o valor considerado para esse indicador na fórmula é zero. Esse cálculo passou a ser adotado em 2008 e virou lei em 2011.

Vamos ver um exemplo para ficar claro o uso dessa fórmula? Em 2015, o valor do mínimo era de R$ 788. Ao final do ano, o governo teve de colocar na conta os 11,57% de inflação medidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 2015 mais o 0,1% de crescimento do PIB em 2014. Com isso, houve um reajuste de 11,67% no valor do salário mínimo, que passou a valer R$ 880. A tabela abaixo mostra a sua evolução desde 2012:

No ano passado, a presidente Dilma decidiu prorrogar essa política de valorização até 2019, com possibilidade de prorrogação até 2023. Porém, nesse mesmo dia, Dilma também vetou a extensão da política de valorização para os aposentados e pensionistas do INSS. Agora, os aposentados e pensionistas que recebem mais do que o salário mínimo contam apenas com o reajuste da inflação.

http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/atualidades-vestibular/

Seu amigo verde e abraçador de árvores vai ter um chilique: não existe mata virgem. Pode ter um pouco, aqui e ali. Mas não é nada significativo.
WWW1.FOLHA.UOL.COM.BR









Um Guia Rápido de Contingência para escolas” (link<https://drive.google.com/file/d/1V3Wd_SDYKVATlNOzufKuif3rJgIRVdn1/view?usp=sharing>), que apresenta ferramentas e estratégias de ensino voltadas a apoiar as escolas no período em que as aulas estiverem suspensas.
-Parabéns Lidiane e Luiz Gustavo que representaram o Estado de São Paulo na etapa nacional!

V CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

 


A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Ela é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora.
É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental.
A Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada por adesão espontânea das escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental, representa um marco na política de Educação Ambiental do país.
De 2003 a 2013 foram realizadas quatro edições da Conferência Nacional e uma Internacional. A última, em 2013, aconteceu em 16.538 escolas, envolvendo mais de cinco milhões de participantes em 3.519 municípios.
A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente foi realizada nos dias 14 a 19 de junho de 2018, com o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, e constituiu-se como um processo pedagógico que trouxe a dimensão social e política da questão da Água para os diálogos realizados nas escolas e comunidades, percebendo-a em suas múltiplas dimensões.
É diante desse cenário que temos o orgulho de informar que nosso aluno Luiz Gustavo Cecilio Damaceno Silva, 9º ano e professora Lidiane Damaceno Cotui Afonso , da Escola Estadual Indígena Índia Vanuire , desenvolveram o projeto “Minhág acuáng rerré/ goio mahâ.( Água boa é vida)” conforme o regulamento da CNIJMA e o apresentou na Diretoria de Ensino. A comissão regional analisou-o e, por ter atendido aos critérios do regulamento, foi selecionado para participar da segunda etapa, a nível de estadual, sendo finalmente selecionado para participar da etapa nacional, ocorrida em Sumaré-SP.



Para conferir o projeto na íntegra, basta acessar: https://drive.google.com/file/d/1BdNQHGYp0SzHaYVnqMzJgxD35NTm_Q1v/view?usp=sharing



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