quarta-feira, 24 de junho de 2020

Orientações sobre atividades dos profissionais da educação e estudantes durante o período de atividades escolares não presenciais



Em complemento à Resolução SEDUC sobre as atribuições das Diretorias de Ensino e das Unidades Escolares com relação às atividades escolares não presenciais durante o período da pandemia da COVID-19, este documento traz detalhes sobre as atividades que são de responsabilidade de cada um dos profissionais da unidade escolar, bem como do estudante, durante o período de aprendizagem não-presencial. Vale lembrar que cada equipe escolar tem sua própria configuração. Assim, é fundamental que a gestão organize as atividades e papéis dos seus profissionais considerando o perfil e tamanho da sua equipe.
Esta proposta foi discutida e construída de forma coletiva, ao longo da semana de 01 a 05 de junho, sendo que mais de 96% das unidades escolares opinaram sobre cada um os pontos indicados a seguir e, como resultado, tivemos as seguintes definições:
Estudante
- Acompanhar as aulas ao vivo do Centro de Mídias do Estado de São Paulo - CMSP.
- Entregar as atividades propostas semanalmente pelos professores nas datas combinadas.
- Participar dos momentos de esclarecimento de dúvidas, correção de exercícios e de avaliação propostos pelos professores.
- Fazer registros das aulas assistidas com anotações de dúvidas e pontos de atenção.
- Aprofundar os temas relacionados ao seu projeto de vida, por meio de pesquisas individuais ou coletivas, de forma opcional.
- Fazer trocas e interações com seus colegas de turma, de forma opcional.
Diretor de Escola
- Adequar as atividades não presenciais dos profissionais da escola de acordo com as suas atribuições, levando em consideração os perfis e funções de cada um dos profissionais que fazem parte da sua equipe.
- Coordenar, com os demais integrantes da equipe escolar, os procedimentos de comunicação efetiva com as famílias, adequados à realidade da escola, tais como a elaboração de guias de orientação das rotinas das atividades escolares não presenciais, para orientar estudantes e seus responsáveis.
- Organizar o acesso aos equipamentos tecnológicos da escola aos professores impossibilitados de realizar as atividades em outro local, considerando os devidos cuidados de higienização dos espaços e equipamentos da escola, assim como os  protocolos de distanciamento social.
- Coordenar a entrega dos materiais pedagógicos para os estudantes ou seus responsáveis, considerando os cuidados necessários de higiene e evitando aglomerações.
- Gerir e, quando necessário, providenciar o registro da frequência dos servidores e docentes e acompanhar as entregas das atividades conforme cronograma fixado pela equipe gestora.
- Coordenar, em conjunto com o Professor Coordenador, a realização de atividades pelos professores e estudantes.
- Garantir a realização das ATPC mediadas por tecnologia com o corpo docente para subsidiar e apoiar a preparação e realização das atividades escolares não presenciais, com apoio das pautas formativas e outros recursos.
- Organizar reuniões virtuais com os responsáveis pelos alunos, pelo menos uma vez por bimestre, com apoio do Vice-diretor.
- Promover reunião semanal com participação do Vice-diretor e Professor Coordenador para alinhamento da equipe gestora.
- Promover uma reunião para que a equipe escolar tome a decisão sobre qual(is) plataforma(s) digital(ais) serão usadas na unidade escolar, além do CMSP, com registro em ata do que for pactuado, caso isso ainda não tenha sido definido.
Vice-diretor
- Coordenar a busca ativa dos estudantes para favorecer a continuidade dos estudos, elaborando e implementando um plano de acompanhamento da frequência e participação com estratégias de apoio a participação dos estudantes nas atividades, em conjunto com a equipe da escola.
- Apoiar o Diretor de Escola na implementação de todas as ações e diretrizes para a realização das atividades escolares não presenciais em decorrência de medidas temporárias e emergenciais de enfrentamento do surto global da COVID-19, de forma a possibilitar a aprendizagem nesse período.
- Participar de reunião semanal com Diretor e Professor Coordenador para alinhamento da equipe gestora.
Professor Coordenador e Professor Coordenador de Área
- Orientar e subsidiar os professores quanto à preparação das atividades escolares o presenciais, utilizando os recursos disponíveis pelos estudantes e docentes para favorecer a aprendizagem.
- Acompanhar e apoiar os professores na elaboração dos roteiros de atividades ou planos de aula, utilizando os recursos do Centro de Mídias SP e outros disponíveis, bem como outras atividades pedagógicas desenvolvidas pelos profissionais da unidade escolar.
- Acompanhar os estudantes no desenvolvimento e entrega das suas atividades semanais e na interação com seus professores.
- Planejar e realizar as reuniões das ATPC mediadas por tecnologia, auxiliando os professores no planejamento do seu trabalho e na elaboração de atividades escolares não presenciais, tendo por base as videoaulas e outros recursos pedagógicos disponíveis do componente curricular ou de área de conhecimento.
- Discutir, orientar e planejar juntamente com a equipe gestora e professores as estratégias de avaliação dos alunos.
- Participar de reunião semanal com Diretor e Vice-Diretor para alinhamento da equipe gestora.
Professores
- Preparar aulas e atividades escolares não presenciais e utilizar os recursos do Centro de Mídias SP e outros disponíveis e acessíveis pelos alunos para o desenvolvimento de habilidades e competências de cada área de conhecimento/componente curricular previstos no currículo.
- Acompanhar a programação do Centro de Mídias SP e articular as atividades propostas com as habilidades dos componentes e séries/anos em que o professor trabalha.
- Acompanhar a realização das atividades e engajamento dos alunos das suas turmas, notificando a gestão quando necessário no que tange a participação do estudante, e elaborar planos de recuperação e aprofundamento da aprendizagem.
- Promover momentos para esclarecer dúvidas de estudantes.
- Orientar os estudantes quanto aos registros das atividades, para que o professor possa trazer devolutivas, analisar e acompanhar os avanços na aprendizagem.
- Utilizar diversos instrumentos para acompanhar e avaliar a aprendizagem dos estudantes, considerando os recursos a que cada estudante tem acesso, e proceder registros de frequência e notas do estudante na SED bimestralmente, nos casos em que for possível. Ou seja, quando o estudante conseguir entregar remotamente as atividades realizadas. Se isso não ocorrer, ele terá a oportunidade de ser avaliado  o retorno às aulas presenciais.
- Usar outras plataformas digitais disponíveis para a rede estadual, como Google Classroom, caso isso tenha sido decidido por toda a equipe escolar.
Agente de Organização Escolar (AOE) /Gerente de Organização Escolar (GOE)
- Apoiar o Diretor de Escola e equipe gestora na implementação de todas as ações e diretrizes para a realização das atividades escolares não presenciais em decorrência de medidas temporárias e emergenciais de enfrentamento do surto global da COVID-19.
- Desenvolver as tarefas administrativas, seja por meio de teletrabalho ou então, quando necessário, presencialmente, tomando os devidos cuidados para evitar a contaminação pela COVID-19.
- Apoiar a realização da busca ativa dos estudantes que não estiverem participando das atividades a distância, entrando em contato com eles e suas famílias utilizando os diversos meios de comunicação disponíveis.
- Contribuir para estratégias desenvolvidas pela equipe gestora para disponibilização do acervo literário da escola e entrega de materiais, sempre respeitando todos os protocolos de prevenção à transmissão da Covid-19.
- Realizar, em conjunto com a equipe escolar, o contato com estudantes e responsáveis com orientações sobre acesso ao CMSP e acesso aos materiais.
Professor Mediador Escolar e Comunitário
- Identificar, para cada estudante, quais recursos tecnológicos ele dispõe e se está cumprindo com os estudos remotos.
- Apoiar na busca ativa dos estudantes que não estiverem participando, entrando em contato com eles e suas famílias utilizando os diversos meios de comunicação disponíveis.
- Mediar os grupos da turmas nos chats on line no aplicativo do Centro de Mídias da Educação de São Paulo, promovendo um ambiente de aprendizagem virtual respeitoso e produtivo.
- Intervir em situações de ​cyberbullying​, em parceria com a equipe escolar e propor ações de acolhimento, integração entre os estudantes e de cuidados com a saúde emocional de todos da comunidade escolar, por conta do distanciamento social, utilizando-se de estratégias remotas.
- Realizar, em conjunto com a equipe escolar, contato com os estudantes e seus responsáveis com orientações sobre como planejar e organizar uma rotina de estudos.
Professor do Atendimento Educacional Especializado / Sala de Recursos
- Identificar, para cada estudante, quais recursos tecnológicos ele dispõe e se está cumprindo com os estudos remotos.
- Apoiar na busca ativa dos estudantes que não estiverem participando, entrando em contato com eles e suas famílias utilizando os diversos meios de comunicação disponíveis.
- Atuar de forma articulada aos professores regentes e a equipe escolar, desempenhando suas funções na adequação de materiais, provimento de orientações específicas às famílias e apoios necessários.
- Oferecer suporte à escola na elaboração de planos de estudo individualizados, segundo a  singularidade dos alunos, a serem disponibilizados e articulados com as famílias.
- Elaborar as atividades referentes ao próprio atendimento especializado a serem realizadas de forma não presencial com o apoio da família do estudante, dando continuidade ao trabalho realizado no contraturno, com vistas ao desenvolvimento socioemocional e de habilidades de cada componente curricular, conforme as necessidades de cada educando.
- Identificar e recomendar, de acordo com a especificidade, os recursos e metodologias complementares que podem ajudar o estudante a desenvolver sua autonomia e independência.
- Realizar, em conjunto com a equipe escolar, contato com os estudantes e seus responsáveis com orientações sobre como planejar e organizar uma rotina de estudos.
Professor da Sala de Leitura
- Identificar, para cada estudante, quais recursos tecnológicos ele dispõe e se está cumprindo com os estudos remotos.
- Apoiar na busca ativa dos estudantes que não estiverem participando, entrando em contato com eles e suas famílias utilizando os diversos meios de comunicação disponíveis.
- Mediar os grupos da turmas nos chats on line no aplicativo do Centro de Mídias da Educação de São Paulo, promovendo um ambiente de aprendizagem virtual respeitoso e produtivo.
- Orientar, organizar e propor atividades que envolvam leitura em meio virtual em diálogo com os demais professores, observando, ao propor e elaborar atividades, as competências e habilidades do Currículo Paulista relacionadas à leitura.
- Mediar práticas de leitura por meio do Centro de Mídias SP.
- Elaborar, em parceria com a equipe gestora, um plano de ação para retirada de itens do acervo literário da escola, observadas as orientações de prevenção à Covid-19.
- Utilizar métodos avaliativos para acompanhar o desenvolvimento da competência leitora em articulação com os demais professores.
- Fomentar o hábito e o gosto pela leitura, utilizando os diversos recursos disponíveis.
- Realizar, em conjunto com a equipe escolar, contato com os estudantes e seus responsáveis com orientações sobre como planejar e organizar uma rotina de estudos.
- Oferecer suporte à escola na elaboração de planos de estudo individualizados, segundo a singularidade dos alunos, a serem disponibilizados e articulados com as famílias.
Professor readaptado
- Identificar, para cada estudante, quais recursos tecnológicos ele dispõe e se está cumprindo com os estudos remotos.
- Apoiar na busca ativa dos estudantes que não estiverem participando, entrando em contato com eles e suas famílias utilizando os diversos meios de comunicação disponíveis.
- Oferecer suporte à escola na elaboração de planos de estudo individualizados, segundo a singularidade dos alunos, a serem disponibilizados e articulados com as famílias.
- Apoiar professores na correção das avaliações e atividades.
- Realizar com a equipe escolar o contato com o aluno e com as famílias, orientando-os a fazer um planejamento de estudos, respeitado o rol de atribuições de readaptação.
Professor Articulador e bolsista do Programa Escola da Família
- Identificar, para cada estudante, quais recursos tecnológicos ele dispõe e se está cumprindo com os estudos remotos.
- Apoiar na busca ativa dos estudantes que não estiverem participando, entrando em contato com eles e suas famílias utilizando os diversos meios de comunicação disponíveis.
- Mediar os grupos da turmas nos chats on line no aplicativo do Centro de Mídias da Educação de São Paulo, promovendo um ambiente de aprendizagem virtual respeitoso e produtivo.
- Intervir em situações de ​cyberbullying​, em parceria com a equipe escolar e propor ações de acolhimento, integração entre os estudantes e de cuidados com a saúde emocional de todos da comunidade escolar, por conta do distanciamento social, utilizando-se de estratégias remotas.
- Apoiar professores na correção das avaliações e atividades.
- Realizar, em conjunto com a equipe escolar, contato com os estudantes e seus responsáveis com orientações sobre como planejar e organizar uma rotina de estudos

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