Habilidades essenciais
de GEOGRAFIA
Ano
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Unidade Temática
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Habilidade
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Objeto do
Conhecimento
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6° Ano
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Formas de representação e pensamento espacial
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(EF06GE25*) Analisar os tipos de produtos do
Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Sistema de
Posicionamento Global (GPS) e Cartografia Digital e relacionar com a produção
imagens de satélite e mapas digitais entre outros.
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Mapas e imagens de satélite; Representação das
cidades e do espaço urbano;
Fenômenos naturais e sociais representados de
diferentes maneiras
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6° Ano
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Formas de representação e pensamento espacial
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(EF06GE22*) Distinguir os
elementos do mapa, tais como título, legenda, escala, orientação, projeção,
sistema de coordenadas, fontes de informação entre outros em diferentes representações
cartográficas.
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Fenômenos naturais e sociais representados de
diferentes maneiras.
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6° Ano
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Formas de representação e pensamento espacial
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(EF06GE24*) Aplicar técnicas de representação
utilizadas na cartografia temática, em especial a diferença entre mapas de
base e mapas temáticos.
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Identidade Sociocultural
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6° Ano
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Formas de representação e pensamento espacial
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(EF06GE26*) Identificar diferentes representações
do planeta Terra e da superfície terrestre.
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Identidade Sociocultural
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7° Ano
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Conexões e escalas.
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(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos
econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial e
discutir os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas no Brasil, em
especial no Estado de São Paulo.
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Formação Territorial do Brasil
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7° Ano
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Conexões e escalas.
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(EF07GE17*) Identificar os processos migratórios
internos e externos, reconhecendo as contribuições dos povos indígenas,
africanos, europeus, asiáticos entre outros para a formação da sociedade
brasileira, em diferentes regiões brasileiras, em especial no Estado de São
Paulo.
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Formação Territorial do Brasil e características da
população brasileira
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7° Ano
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Conexões e escalas.
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(EF07GE18*) Analisar as influências indígenas e
africanas no processo de formação da cultura brasileira e relacionar com a
atuação dos movimentos sociais contemporâneos no Brasil.
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Formação Territorial do Brasil
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7° Ano
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Conexões e escalas.
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(EF07GE3A) Identificar e selecionar, em registros
histórico-geográficos, características dos povos indígenas, comunidades
remanescentes de quilombolas, povos das florestas e do cerrado, ribeirinhos e
caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade em diferentes
lugares e tempos.
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Formação Territorial do Brasil
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8° Ano
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Conexões e escalas.
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(EF07GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação,
território, governo e país e analisar os conflitos e tensões na
contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e
na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.
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Corporações e organismos internacionais e do Brasil
na ordem econômica mundial.
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8° Ano
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Conexões e escalas.
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(EF07GE08) Analisar a situação do Brasil e de
outros países da América Latina e da África, assim como da potência
estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.
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Corporações e organismos internacionais e do Brasil
na ordem econômica mundial.
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8° Ano
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O sujeito e seu lugar no mundo
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(EF08GE26*) Analisar a dinâmica populacional e
relacionar com as transformações tecnológicas, indicadores de qualidade de
vida e nível de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, de países
distintos, em diferentes regiões do mundo.
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Diversidade e dinâmica da população mundial e local.
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8° Ano
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Mundo do Trabalho
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(EF08GE13) Analisar as características do
desenvolvimento científico e tecnológico e relacionar com as transformações
dos tipos de trabalho e influências na economia dos espaços urbanos e rurais
de diferentes países da América e África.
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Os diferentes contextos e os meios técnicos e
tecnológicos na produção
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9° Ano
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Conexões e escalas
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(EF09GE05) Analisar fatos e situações referentes à
integração mundial econômica, política e cultural e comparar as
características e fenômenos dos processos de globalização e mundialização.
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Integração mundial e suas interpretações: globalização
e mundialização.
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9° Ano
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Formas de representação e pensamento espacial.
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(EF09GE14A) Selecionar, elaborar e interpretar
dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades
sociopolíticas e geopolíticas mundiais.
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Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e
outras formas de representação para analisar informações geográficas.
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9° Ano
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O sujeito e seu lugar no mundo
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(EF09GE19*) Analisar as relações entre o local e o
global e discutir a pluralidade de sujeitos em diferentes lugares.
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As manifestações culturais na formação populacional.
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9° Ano
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Conexões e escalas
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(EF09GE08) Analisar transformações territoriais,
considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas
regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania e relacionar com as
implicações sociais, políticas, econômicas, ambientais e culturais em
diferentes países.
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Integração mundial e suas interpretações:
globalização e mundialização
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1° EM
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A globalização e as redes geográficas
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Aplicar os conceitos de fluxos e redes geográficas
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1° EM
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A globalização e as redes geográficas
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Analisar as desigualdades relativas ao conhecimento
técnico e tecnológico produzido pelas diversas sociedades em diferentes
circunstâncias espaço-temporais
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1° EM
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Organismos econômicos internacionais
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Definir e descrever os órgãos multilaterais e seu
papel na ordenação das relações conflituosas, como o comércio.
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1° EM
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Organismos econômicos internacionais
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Reconhecer e descrever a importância do papel das
corporações transnacionais na ordem econômica mundial contemporânea e sua
estruturação em redes geográficas
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2° EM
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Os circuitos da produção
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Identificar elementos representativos das diferentes
fases da industrialização brasileira
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2° EM
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Os circuitos da produção
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Comparar dados e informações, expressos em
diferentes linguagens, acerca do atual estágio da industrialização brasileira.
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2° EM
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Redes e hierarquias urbanas
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Analisar a composição da rede urbana brasileira
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2° EM
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Redes e hierarquias urbanas
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Identificar problemas socioespaciais e ambientais
urbanos, caracterizando-os e propondo ações para a melhoria das condições de
vida nas cidades brasileiras.
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3° EM
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Choque de civilizações?
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Analisar o contexto de surgimento e o significado da
expressão “choque de civilizações” no mundo contemporâneo
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3° EM
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Choque de civilizações?
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Analisar elementos histórico-geográficos que
permitam diagnosticar diferentes argumentações socioculturais para explicar o
conceito de América Latina.
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3° EM
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Choque de civilizações?
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Analisar elementos histórico-geográficos que
permitam diagnosticar diferentes argumentações socioculturais para explicar o
conceito de América Latina.
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3° EM
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Choque de civilizações?
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Identificar e analisar o papel dos principais
atores sociais envolvidos em conflitos recentes na América Latina
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