segunda-feira, 13 de julho de 2020

HABILIDADES DO 2° BIMESTRE




Habilidades essenciais de GEOGRAFIA


Ano
Unidade Temática
Habilidade
Objeto do Conhecimento
6° Ano
Formas de representação e pensamento espacial
(EF06GE25*) Analisar os tipos de produtos do Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Sistema de Posicionamento Global (GPS) e Cartografia Digital e relacionar com a produção imagens de satélite e mapas digitais entre outros.
Mapas e imagens de satélite; Representação das cidades e do espaço urbano;

Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras
6° Ano
Formas de representação e pensamento espacial
(EF06GE22*) Distinguir os elementos do mapa, tais como título, legenda, escala, orientação, projeção, sistema de coordenadas, fontes de informação entre outros em diferentes representações cartográficas.

Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras.
6° Ano
Formas de representação e pensamento espacial
(EF06GE24*) Aplicar técnicas de representação utilizadas na cartografia temática, em especial a diferença entre mapas de base e mapas temáticos.

Identidade Sociocultural
6° Ano
Formas de representação e pensamento espacial
(EF06GE26*) Identificar diferentes representações do planeta Terra e da superfície terrestre.

Identidade Sociocultural
7° Ano
Conexões e escalas.
(EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial e discutir os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas no Brasil, em especial no Estado de São Paulo.

Formação Territorial do Brasil
7° Ano
Conexões e escalas.
(EF07GE17*) Identificar os processos migratórios internos e externos, reconhecendo as contribuições dos povos indígenas, africanos, europeus, asiáticos entre outros para a formação da sociedade brasileira, em diferentes regiões brasileiras, em especial no Estado de São Paulo.

Formação Territorial do Brasil e características da população brasileira
7° Ano
Conexões e escalas.
(EF07GE18*) Analisar as influências indígenas e africanas no processo de formação da cultura brasileira e relacionar com a atuação dos movimentos sociais contemporâneos no Brasil.

Formação Territorial do Brasil
7° Ano
Conexões e escalas.
(EF07GE3A) Identificar e selecionar, em registros histórico-geográficos, características dos povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombolas, povos das florestas e do cerrado, ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade em diferentes lugares e tempos.

Formação Territorial do Brasil
8° Ano
Conexões e escalas.
(EF07GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país e analisar os conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
8° Ano
Conexões e escalas.
(EF07GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.

Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
8° Ano
O sujeito e seu lugar no mundo
(EF08GE26*) Analisar a dinâmica populacional e relacionar com as transformações tecnológicas, indicadores de qualidade de vida e nível de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, de países distintos, em diferentes regiões do mundo.

Diversidade e dinâmica da população mundial e local.
8° Ano
Mundo do Trabalho
(EF08GE13) Analisar as características do desenvolvimento científico e tecnológico e relacionar com as transformações dos tipos de trabalho e influências na economia dos espaços urbanos e rurais de diferentes países da América e África.

Os diferentes contextos e os meios técnicos e tecnológicos na produção
9° Ano
Conexões e escalas
(EF09GE05) Analisar fatos e situações referentes à integração mundial econômica, política e cultural e comparar as características e fenômenos dos processos de globalização e mundialização.

Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.
9° Ano
Formas de representação e pensamento espacial.
(EF09GE14A) Selecionar, elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.
Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas.
9° Ano
O sujeito e seu lugar no mundo
(EF09GE19*) Analisar as relações entre o local e o global e discutir a pluralidade de sujeitos em diferentes lugares.
As manifestações culturais na formação populacional.
9° Ano
Conexões e escalas
(EF09GE08) Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e na Oceania e relacionar com as implicações sociais, políticas, econômicas, ambientais e culturais em diferentes países.

Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização
1° EM
A globalização e as redes geográficas
Aplicar os conceitos de fluxos e redes geográficas

1° EM
A globalização e as redes geográficas
Analisar as desigualdades relativas ao conhecimento técnico e tecnológico produzido pelas diversas sociedades em diferentes circunstâncias espaço-temporais

1° EM
Organismos econômicos internacionais
Definir e descrever os órgãos multilaterais e seu papel na ordenação das relações conflituosas, como o comércio.

1° EM
Organismos econômicos internacionais
Reconhecer e descrever a importância do papel das corporações transnacionais na ordem econômica mundial contemporânea e sua estruturação em redes geográficas

2° EM
Os circuitos da produção
Identificar elementos representativos das diferentes fases da industrialização brasileira

2° EM
Os circuitos da produção
Comparar dados e informações, expressos em diferentes linguagens, acerca do atual estágio da industrialização brasileira.

2° EM
Redes e hierarquias urbanas
Analisar a composição da rede urbana brasileira

2° EM
Redes e hierarquias urbanas
Identificar problemas socioespaciais e ambientais urbanos, caracterizando-os e propondo ações para a melhoria das condições de vida nas cidades brasileiras.

3° EM
Choque de civilizações?
Analisar o contexto de surgimento e o significado da expressão “choque de civilizações” no mundo contemporâneo

3° EM
Choque de civilizações?
Analisar elementos histórico-geográficos que permitam diagnosticar diferentes argumentações socioculturais para explicar o conceito de América Latina.

3° EM
Choque de civilizações?
Analisar elementos histórico-geográficos que permitam diagnosticar diferentes argumentações socioculturais para explicar o conceito de América Latina.

3° EM
Choque de civilizações?
Identificar e analisar o papel dos principais atores sociais envolvidos em conflitos recentes na América Latina


Nenhum comentário:

Postar um comentário